Revista Espaço

A inovação pede passagem

Caminhão betoneira com balão e facas em aço inoxidável chama a atenção para o uso diversificado do inox na construção civil

Um veículo da frota de 45 caminhões betoneiras da Valemix – empresa do ramo de concreto, argamassa e insumos para a construção civil, com matriz em Timóteo – vem atraindo olhares curiosos e conquistando admiradores. O motivo é a aplicação de aço inox, em substituição ao aço carbono, no balão e facas, compartimento onde ocorre o armazenamento e a mistura do produto.

A novidade, apresentada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Aperam, em parceria com a Valemix, foi uma das principais atrações da Concrete Show – segunda maior feira do mundo, neste segmento, realizada em agosto, em São Paulo. “O retorno foi além do esperado. Muitas pessoas foram ao evento apenas para ver o caminhão de perto”, afirma o proprietário da Valemix, Célio Azevedo Júnior.

 O pesquisador Wilian Labiapari, da Gerência Executiva de Pesquisas da Aperam, explica que os estudos que comparam a resistência ao desgaste dos aços inoxidáveis com a dos aços carbono começaram há mais de dez anos. Há seis anos, uma nova frente de pesquisa passou a averiguar em laboratório o desgaste e a corrosão, simultaneamente. “Iniciamos os trabalhos focados no caminhão betoneira há dois anos, e nos últimos seis meses na construção do balão completo em aço inox. A parceria com a Valemix foi excelente. É uma empresa motivada e atenta a novas tecnologias. Apostou conosco e disponibilizou vários equipamentos na planta de extração de brita e de minério de ferro para testes dos aços inoxidáveis em chapas planas e expandidas, tipo grade”, acrescenta o pesquisador.

Desde que voltou da Concrete Show, o caminhão betoneira está em operação e testes. Célio está otimista quanto aos resultados. “Como o inox é o material indicado para trabalhos com água, vamos reduzir as paradas para manutenção e ainda prolongar a vida útil do balão. Também eliminamos a necessidade de pintura”, avalia. Segundo ele, já é possível considerar que o próximo caminhão virá equipado com um balão com espessura mais fina que a das facas, pois, em geral, elas se desgastam mais rapidamente.

O caminhão betoneira com aço inox, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Aperam, foi exibido em primeira mão durante a Concrete Show, em São Paulo

Compartilhar: