Revista Espaço

A inovação pede passagem

Caminhão betoneira com balão e facas em aço inoxidável chama a atenção para o uso diversificado do inox na construção civil

Um veículo da frota de 45 caminhões betoneiras da Valemix – empresa do ramo de concreto, argamassa e insumos para a construção civil, com matriz em Timóteo – vem atraindo olhares curiosos e conquistando admiradores. O motivo é a aplicação de aço inox, em substituição ao aço carbono, no balão e facas, compartimento onde ocorre o armazenamento e a mistura do produto.

A novidade, apresentada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Aperam, em parceria com a Valemix, foi uma das principais atrações da Concrete Show – segunda maior feira do mundo, neste segmento, realizada em agosto, em São Paulo. “O retorno foi além do esperado. Muitas pessoas foram ao evento apenas para ver o caminhão de perto”, afirma o proprietário da Valemix, Célio Azevedo Júnior.

 O pesquisador Wilian Labiapari, da Gerência Executiva de Pesquisas da Aperam, explica que os estudos que comparam a resistência ao desgaste dos aços inoxidáveis com a dos aços carbono começaram há mais de dez anos. Há seis anos, uma nova frente de pesquisa passou a averiguar em laboratório o desgaste e a corrosão, simultaneamente. “Iniciamos os trabalhos focados no caminhão betoneira há dois anos, e nos últimos seis meses na construção do balão completo em aço inox. A parceria com a Valemix foi excelente. É uma empresa motivada e atenta a novas tecnologias. Apostou conosco e disponibilizou vários equipamentos na planta de extração de brita e de minério de ferro para testes dos aços inoxidáveis em chapas planas e expandidas, tipo grade”, acrescenta o pesquisador.

Desde que voltou da Concrete Show, o caminhão betoneira está em operação e testes. Célio está otimista quanto aos resultados. “Como o inox é o material indicado para trabalhos com água, vamos reduzir as paradas para manutenção e ainda prolongar a vida útil do balão. Também eliminamos a necessidade de pintura”, avalia. Segundo ele, já é possível considerar que o próximo caminhão virá equipado com um balão com espessura mais fina que a das facas, pois, em geral, elas se desgastam mais rapidamente.

O caminhão betoneira com aço inox, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Aperam, foi exibido em primeira mão durante a Concrete Show, em São Paulo

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.