Revista Espaço

Razão e sensibilidade

Novos instrumentos aumentam a confiabilidade na inspeção de equipamentos

21

O inspetor Talys Colares utiliza uma câmera termográfica para avaliar exaustor do forno de secagem da Linha de Descarbonetação

Os sentidos humanos são muito requisitados no trabalho de inspeção. A ausculta, a observação, o contato, o olfato são instrumentos importantes para a análise do comportamento dos equipamentos e de seus componentes. Há dois meses, os empregados da Gerência de Manutenção da Laminação de Aços Elétricos (PLEM) constataram que o uso combinado dos sentidos com a tecnologia deixa o trabalho ainda mais preciso.

O gerente da área, José do Carmo de Souza, explica que a Aperam investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição de novos instrumentos (ver quadro) que tornaram o dia a dia de inspeção menos intuitivo e mais tecnológico. As novas ferramentas aprimoram a coleta de dados, o que leva a uma análise robusta e com mais variáveis. “Uma vez inseridas as informações no Sistema de Gestão da Manutenção, podemos traçar a tendência e buscar um resultado diferenciado. O objetivo é aumentar a capacidade de previsão de problemas, antecipando falhas”, afirma José do Carmo.22

O gerente acredita que um dos maiores ganhos está na valorização do profissional de inspeção. “Usando os sentidos, a equipe se aperfeiçoa com o tempo. Mas se aliar os instrumentos e a capacitação para manuseá-los, pode fazer um trabalho ainda mais técnico e eficiente”, observa.

Há quatro anos na Aperam, o inspetor de manutenção mecânica, Talys Fonseca Colares, concorda com a opinião do gerente e na lista das novidades, já tem uma preferência: o estroboscópio. “O aparelho emite uma luz na mesma frequência da rotação do equipamento, dando a impressão de que está parado. Então é possível fazer a inspeção dos componentes com a linha em movimento. Também podemos planejar melhor as atividades da parada, para evitar surpresas”, acrescenta.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.