Revista Espaço

Brincando é que se aprende

Alunos do quarto ano do ensino fundamental de Timóteo aprendem brincando que trânsito é coisa muito séria

Com brincadeiras, jogos, ilustrações, curiosidades e informações educativas sobre o trânsito repassadas pelo simpático personagem “PM Legal”, 19 escolas públicas e particulares de Timóteo receberam uma cartilha de apoio e reforço às ações já realizadas nas visitas orientadas à Transitolândia.

A coordenadora de projetos da Fundação, Juliana Jácome, explica que o material está sendo distribuído pelos professores das 19 escolas a 1.115 alunos do quarto ano do ensino fundamental. “Como o conteúdo é multidisciplinar, os professores podem trabalhar a Educação para o Trânsito em todas as disciplinas”, destaca Juliana.

16

Em uma das brincadeiras propostas, por exemplo, o aluno deve relacionar letras e números para desvendar as lacunas e descobrir a mensagem oculta. Em outra, ele é estimulado a se expressar oralmente, defender suas opiniões e trabalhar em equipe, identificando atitudes positivas, com relação ao tema, em situações cotidianas como as brincadeiras com bola e a saída da escola.

A supervisora Valéria Fialho Pena disse que o trabalho com as crianças do quarto ano, na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, está sendo desenvolvido em oficinas semanais. “Elas estão fazendo as atividades propostas na cartilha e construindo também uma maquete. O material ajuda na parte lúdica e complementamos com conteúdos mais teóricos”, afirma Valéria.

Veterano

O projeto Transitolândia, que já existe há 18 anos, integra o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino nas Escolas de Timóteo, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita em parceria com a Autotrans, o Rotary Club de Acesita, a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, a Prefeitura Municipal de Timó- teo e 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para atitudes que garantam a paz e a segurança no trânsito.

15

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.