Revista Espaço

Brincando é que se aprende

Alunos do quarto ano do ensino fundamental de Timóteo aprendem brincando que trânsito é coisa muito séria

Com brincadeiras, jogos, ilustrações, curiosidades e informações educativas sobre o trânsito repassadas pelo simpático personagem “PM Legal”, 19 escolas públicas e particulares de Timóteo receberam uma cartilha de apoio e reforço às ações já realizadas nas visitas orientadas à Transitolândia.

A coordenadora de projetos da Fundação, Juliana Jácome, explica que o material está sendo distribuído pelos professores das 19 escolas a 1.115 alunos do quarto ano do ensino fundamental. “Como o conteúdo é multidisciplinar, os professores podem trabalhar a Educação para o Trânsito em todas as disciplinas”, destaca Juliana.

16

Em uma das brincadeiras propostas, por exemplo, o aluno deve relacionar letras e números para desvendar as lacunas e descobrir a mensagem oculta. Em outra, ele é estimulado a se expressar oralmente, defender suas opiniões e trabalhar em equipe, identificando atitudes positivas, com relação ao tema, em situações cotidianas como as brincadeiras com bola e a saída da escola.

A supervisora Valéria Fialho Pena disse que o trabalho com as crianças do quarto ano, na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, está sendo desenvolvido em oficinas semanais. “Elas estão fazendo as atividades propostas na cartilha e construindo também uma maquete. O material ajuda na parte lúdica e complementamos com conteúdos mais teóricos”, afirma Valéria.

Veterano

O projeto Transitolândia, que já existe há 18 anos, integra o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino nas Escolas de Timóteo, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita em parceria com a Autotrans, o Rotary Club de Acesita, a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, a Prefeitura Municipal de Timó- teo e 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para atitudes que garantam a paz e a segurança no trânsito.

15

Compartilhar: