Revista Espaço

A um click de distância

26

Gabriela Franchinetti, de Timóteo, utiliza as ferramentas do Google para trocar ideias com colegas, como a analista de Customer Service Rosana Freitas da Silva Vinci (na tela), de São Paulo

Ferramentas da plataforma Google encurtam distâncias, aproximam pessoas, reduzem custos e estimulam a difusão do conhecimento

Nos últimos meses, a Aperam intensificou o uso de aplicativos da plataforma Google para conectar seus empregados no Brasil e na Europa. “Começamos com o e-mail e hoje já avançamos para o uso de videochamadas, do drive compartilhado, de planilhas e apresentações criadas e modificadas simultaneamente. Vamos continuar evoluindo para outras soluções, como a que permite o armazenamento de documentação em ambiente inteiramente digital”, afirma Jean Leonardo Henriques, líder do projeto Growing Google no Brasil.

Por contribuírem diretamente para a redução de custos com chamadas telefônicas nacionais e internacionais e otimizar prazos e o andamento de projetos e tarefas em equipe, Jean Leonardo afirma que a Aperam vai continuar estimulando o uso dessas ferramentas. “Entendemos que é um processo de mudança de atitude e hábitos, mas já existe uma iniciativa no Grupo de passar a utilizá-las como as principais ferramentas de trabalho, interação e comunicação na empresa”, explica.

Benefícios

O gerente de TI, Alexandre Farah, concorda. Para ele, o sistema colaborativo tem gerado muitos benefícios para a empresa e para os empregados. Entre eles, além do acompanhamento em tempo real, a versatilidade e mobilidade pelo uso do tablet, smartphone, notebook ou PC; a segurança da informação 24 horas, permitindo também o controle de acesso de acordo com as necessidades do gestor e da equipe. “Isso afeta não só a produtividade e os custos da empresa, como a própria cultura e o comportamento dos empregados”, acrescenta.

Informação sem fronteiras

As novidades agradaram a supervisora Gabriela Franchinetti, adepta das planilhas compartilhadas no Drive (ambiente virtual que permite armazenar e compartilhar arquivos). “Não há conflito de informações e de versões diferentes dos arquivos. Você consegue acompanhar quando a pessoa está editando, insere comentários, contribui para a construção coletiva do documento”, afirma Gabriela. Ela também utiliza as videochamadas (hangout) para conectar-se com os colegas de diferentes localidades. “É uma ferramenta acolhedora que aproxima as pessoas e torna o trabalho ainda mais produtivo”, afirma.

A equipe estuda a utilização do aplicativo LumWork que elimina a necessidade de arquivos físicos para a documentação de processos derivados dos pedidos mensais dos clientes. “Assim eliminamos de vez a necessidade de impressão e de espaço para arquivamento”, completa.

Compartilhar: