Revista Espaço

Segurança que vem do alto

Aperam adota o uso de drone para inspeção de telhados, eliminando os riscos do trabalho em altura

Tecnologia já difundida na Europa, onde as leis que regulamentam seu uso estão bem consolidadas, o drone  (O drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente. Também pode ser chamado de VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado, ou VARP – Veículo Aéreo Remotamente Pilotado.) começou a ser empregado – ainda em fase experimental – nas atividades de inspeção de telhados industriais na Usina de Timóteo. “O objetivo é que em breve essa atividade passe a ser feita de forma a não expor nossos empregados aos riscos dos trabalhos em altura”, destaca o gerente Eric Bardet, da área de Infraestrutura.

pag13_drone1-1

O drone está em teste e poderá ser usado em diversas atividades na Usina

De olho nas vantagens que o dispositivo oferece, a Gerência de Automação e Otimização de Processos foi desafiada a encontrar formas de utilizar o equipamento na Usina. “O drone não é um brinquedo, seu uso envolve riscos. Identificamos o modelo mais adequado às nossas necessidades e buscamos informações sobre a legislação, antes de adquirirmos o dispositivo”, conta o assistente técnico, Alexandre Tavares.

Para a inspeção de telhados, haverá ganhos também na redução de custos, pois não é preciso investir na montagem de andaimes. Além disso, o trabalho é mais ágil e prático. “A análise criteriosa e detalhada das imagens e as fotos capturadas em ultradefinição permitem que a manutenção seja mais assertiva”, acrescenta.

O equipamento custou R$ 15 mil e também poderá ser usado na inspeção de chaminés e galpões, linhas de alta tensão, detecções de vazamentos de fluidos e até para mensurar a massa das pilhas de minério, no pátio. Mas primeiro é preciso aprender a manusear bem o equipamento. “Somos autodidatas. Nossa equipe é muito interessada e curiosa. Vamos fazer um curso de operação de drones em áreas industriais para formalizar esse conhecimento”, destaca Ivana Silva, gerente da área de Automação e Otimização de Processos.

pag13_drone1-2

Alexandre e Tiago aprendem, na prática, a manusear o equipamento

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.