Revista Espaço

Protegendo as águas

Em parceria com o Senar, a Aperam BioEnergia oferece cursos de recuperação de nascentes para as comunidades

9

Na Aperam BioEnergia, o Comitê Interno das Águas ampliou sua atuação para além da empresa. O grupo havia sido criado em 2015, entre outras finalidades, para gerir o uso deste recurso, controlando e monitorando captações e consumo, em função da crise hídrica.

Em parceria com o Senar, o Comitê tem levado às comunidades de Capelinha, Itamarandiba, Veredinha, Minas Novas e Turmalina o curso de recuperação de nascentes. Já foram realizados 14 encontros. “Primeiro, nós nos capacitamos e recuperamos duas nascentes aqui em Capelinha. Depois, levamos o curso para as comunidades”, conta Ana Cláudia Pereira, assistente técnica de Meio Ambiente.

Na parceria, a Aperam BioEnergia é responsável pela mobilização e disponibilização dos materiais aos moradores; e o Senar oferece o instrutor e a metodologia. “O curso é muito importante. Além de melhorar e proteger nossa nascente, ele traz saúde. Teremos uma água mais limpa”, afirma João Batista Oliveira, morador de Setúbal, em Itamarandiba.

Mais mudas

Ana Cláudia diz que a empresa pretende dobrar a produção de mudas de árvores nativas, ainda este ano. “Geralmente, elas são usadas pela própria Aperam BioEnergia, mas com essa ampliação poderemos atender também as demandas de recuperação das nascentes nas comunidades”, acrescenta.

O Comitê organiza eventos e campanhas de conscientização, mobilizando empregados e familiares.

pag7_recuperacao-de-nascentes_aperam-bioenergia

Empresa e comunidade somando esforços para proteger a nascente São Bento

Compartilhar: