Revista Espaço

Planejar para crescer

pag16_leonardo

Leonardo Marcelino: de estagiário a supervisor, uma carreira planejada

Em 2015, o número de promoções na Aperam alcançou 566 empregados. Já são 148 este ano

13

Em 2001, Leonardo Marcelino fez estágio na Aperam, cumprindo as exigências para conquistar o diploma no curso técnico de Mecatrônica. “Naquela época, não tive oportunidade de ficar”, recorda. Hoje, como supervisor na Laminação a Frio de Aços Elétricos, ele comanda uma equipe de 25 pessoas. “Depois do estágio, passei por duas empresas, conheci o mercado e a comparação foi inevitável. Voltei e fui efetivado em dezembro de 2002”. O que aconteceu na carreira do Leonardo nesses 14 anos poderia ser considerado, por muitos, como sorte. Mas para ele tem outro nome: planejamento.

Assim como programa as férias, os gastos e a rotina, ele também sabe os passos que precisa dar para alcançar seus objetivos profissionais. Formado em Administração, cursa a segunda graduação em Engenharia Mecânica e a pós em Engenharia de Manutenção. Frequenta ainda um curso de inglês. “Preciso do diploma de engenheiro. Se quero crescer, tenho de me adequar”, diz ao afirmar que para aspirar a um cargo é preciso primeiro mostrar-se preparado para ele.

Sua lógica está bem alinhada às diretrizes da Empresa para promoção dos empregados, que se baseiam no mérito. Só em 2015, foram 566 promoções, somando as 346 verticais (mudança de cargo) e 220 horizontais (progressões na mesma função). “Até junho deste ano, já havíamos promovido 148 pessoas”, conta Nagyla Lima, especialista em Remuneração e Benefícios.

O aumento do número de movimentações é justificado pela intensificação no ciclo de aposentadorias. “Aqueles que se preparam e buscam o autodesenvolvimento estão tendo oportunidades”, afirma Nagyla, ao destacar que a empresa dispõe de programas e ferramentas de apoio, como o Trilha da Carreira e a Avaliação de Desempenho. “Elas fornecem subsídios para o mapeamento de sucessão e permitem ao empregado identificar seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria, conhecer os passos necessários para a progressão”, explica.

Compartilhar: