Revista Espaço

No ritmo da tradição

Projeto cultural apoiado pela Fundação resgata o som dos tambores mineiros

pag10_edital_of-tambores-elvira-nascimento-5

De março a agosto, 24 alunos das escolas públicas municipais Novo Tempo e São Sebastião, em Timóteo, participam do projeto Tambores Gerais, idealizado pela ONG Pirilampo e apoiado pela Fundação Aperam Acesita, via Edital de Projetos. Os adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos, se destacaram nas oficinas de percussão e formaram o grupo BatuTime.

A ONG Pirilampo já participou de quadro edições do Edital de Projetos, meio pelo qual a Fundação identifica as iniciativas que receberão investimento, sendo contemplada em duas delas. Segundo a coordenadora geral da entidade, Marcela Mendes Sales, o projeto implantado este ano visa a apresentar os tambores mineiros aos jovens, resgatando a tradição cultural do estado. “Estamos expandindo os instrumentos de percussão para além do afro-reggae e do samba”, afirma.

Além de frequentarem, quatro vezes por semana, as oficinas para entenderem as técnicas e características dos tambores mineiros, os alunos aprenderam também a construir os próprios instrumentos. “Em março, promovemos duas oficinas de confecção dos tambores com o professor Érico Grossi, de Belo Horizonte, referência no assunto”, conta Marcela.

Em maio, os adolescentes participaram de um circuito de apresentações em Timóteo. No final do projeto, está previsto um encontro de percussionistas. “Vamos convidar artistas da região do Vale do Aço para se apresentarem com os alunos”, antecipa Marcela.

Há quatro anos, Jorge Luiz Correia Júnior, frequenta, com dedicação, as oficinas de percussão da Pirilampo. Autodidata, ele também toca guitarra e violão. A oficina de Tambores Mineiros está possibilitando uma nova descoberta: construir o próprio instrumento. “A relação com a música fica diferente, passa a ser outra, muito mais próxima”, afirma o jovem de 16 anos que sonha em viver da sua arte.

pag10_edital_of-tambores-elvira-nascimento-6

Adolescentes participam da oficina de construção de tambores

Compartilhar: