Revista Espaço

Mais veloz, seguro e produtivo

pag8_revamping-lb1_-elvira-nascimento-1

Vista geral do Laminador de Bobinas: reformado e com alta tecnologia

Atualizações tecnológicas de última geração ampliaram a capacidade de produção do Laminador de Bobinas 1, com ganhos em eficiência operacional

sem-titulo

As obras e serviços de atualização tecnológica pelas quais o Laminador de Bobinas 1 (LB1) passou, no início deste ano, aumentaram a velocidade do equipamento em aproximadamente 30% e, consequentemente, a sua capacidade produtiva em 18 kt/ano de produto acabado. Melhorias de segurança também foram implementadas, como a adequação para a NR12 e uma nova cabine com melhor condição ergonômica.

O LB1 é responsável pela produção de aços inoxidáveis das series 3XX e 4XX e também aços elétricos. Em um cenário em que o mercado necessita de espessuras cada vez mais finas, o LB1 é um equipamento importante para atender os setores de linha branca, automotivo e de bens de capital.

“Apesar do momento difícil, a Aperam acredita no potencial de crescimento do país e se prepara para a retomada da demanda”, explica o gerente de projetos, Breno Amaral. Segundo ele, além da melhoria da qualidade da tira, as atualizações dos componentes elétricos resultaram em ganhos de eficiência operacional.

pag8_revamping-lb1_-elvira-nascimento-4

Breno Scopinho e Breno Amaral coordenaram a reforma e comemoram os resultados

O investimento foi na ordem de R$ 31 milhões, aplicados nos serviços de desenvolvimento de engenharia, fabricação dos equipamentos, montagem eletromecânica e obras civis. O projeto envolveu diversas áreas, como Engenharia, Segurança, Operação, Manutenção, Automação e Suprimentos. “Todo o sistema eletroeletrônico é considerado o “estado da arte” em termos tecnológicos. O sistema de medição de planicidade sem contato (SiFlat) e o novo Raio-X também são de última geração, os melhores do mercado”, destaca. O gerente também enumera a diversidade de origem dos fabricantes: Brasil, Alemanha, França, República Tcheca e Itália.10

“O projeto representou um grande desafio, devido ao Laminador de Bobinas ser um equipamento fisicamente muito compacto e com alta tecnologia aplicada”, reforça o assistente técnico Breno Scopinho, que atuou como coordenador técnico do projeto.


Melhorias também para os empregados

A instalação de uma nova cabine de controle trouxe mais conforto e segurança para os operadores. “Melhorou muito. O campo de visão do laminador e da área como um todo está muito mais ampliado”, afirma o operador Kesley Flores, há 18 anos na Aperam. Para ele, a instalação dos novos equipamentos tornou a operação mais fácil, segura e confiável.

pag8_revamping-lb1_-elvira-nascimento-2

Da nova cabine, o operador Kesley Flores tem visão ampliada do laminador

Compartilhar: