Revista Espaço

Mais veloz, seguro e produtivo

pag8_revamping-lb1_-elvira-nascimento-1

Vista geral do Laminador de Bobinas: reformado e com alta tecnologia

Atualizações tecnológicas de última geração ampliaram a capacidade de produção do Laminador de Bobinas 1, com ganhos em eficiência operacional

sem-titulo

As obras e serviços de atualização tecnológica pelas quais o Laminador de Bobinas 1 (LB1) passou, no início deste ano, aumentaram a velocidade do equipamento em aproximadamente 30% e, consequentemente, a sua capacidade produtiva em 18 kt/ano de produto acabado. Melhorias de segurança também foram implementadas, como a adequação para a NR12 e uma nova cabine com melhor condição ergonômica.

O LB1 é responsável pela produção de aços inoxidáveis das series 3XX e 4XX e também aços elétricos. Em um cenário em que o mercado necessita de espessuras cada vez mais finas, o LB1 é um equipamento importante para atender os setores de linha branca, automotivo e de bens de capital.

“Apesar do momento difícil, a Aperam acredita no potencial de crescimento do país e se prepara para a retomada da demanda”, explica o gerente de projetos, Breno Amaral. Segundo ele, além da melhoria da qualidade da tira, as atualizações dos componentes elétricos resultaram em ganhos de eficiência operacional.

pag8_revamping-lb1_-elvira-nascimento-4

Breno Scopinho e Breno Amaral coordenaram a reforma e comemoram os resultados

O investimento foi na ordem de R$ 31 milhões, aplicados nos serviços de desenvolvimento de engenharia, fabricação dos equipamentos, montagem eletromecânica e obras civis. O projeto envolveu diversas áreas, como Engenharia, Segurança, Operação, Manutenção, Automação e Suprimentos. “Todo o sistema eletroeletrônico é considerado o “estado da arte” em termos tecnológicos. O sistema de medição de planicidade sem contato (SiFlat) e o novo Raio-X também são de última geração, os melhores do mercado”, destaca. O gerente também enumera a diversidade de origem dos fabricantes: Brasil, Alemanha, França, República Tcheca e Itália.10

“O projeto representou um grande desafio, devido ao Laminador de Bobinas ser um equipamento fisicamente muito compacto e com alta tecnologia aplicada”, reforça o assistente técnico Breno Scopinho, que atuou como coordenador técnico do projeto.


Melhorias também para os empregados

A instalação de uma nova cabine de controle trouxe mais conforto e segurança para os operadores. “Melhorou muito. O campo de visão do laminador e da área como um todo está muito mais ampliado”, afirma o operador Kesley Flores, há 18 anos na Aperam. Para ele, a instalação dos novos equipamentos tornou a operação mais fácil, segura e confiável.

pag8_revamping-lb1_-elvira-nascimento-2

Da nova cabine, o operador Kesley Flores tem visão ampliada do laminador

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.