Revista Espaço

Desafio aceito

pag6_comite-de-energia_inova-producoes

Equipe do Sistema Integrado de Gestão de Energia (SIGE) trabalhou na revisão da matriz energética da Aperam

Usina mantém mobilização e avança em projetos e práticas de sustentabilidade para conservação de água e energia

Já faz algum tempo que a crise hídrica que assustou o país, sobretudo na região Sudeste, não é destaque no noticiário nacional. Mas nem por isso, a Aperam South America, considerada uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, relaxou na vigilância.

Para garantir o uso responsável e contribuir para a preservação desses recursos, as equipes que já tocavam projetos de racionalização do consumo de água e energia mantiveram a mobilização e aperfeiçoaram as estratégias de controle. A decisão permitiu à Usina de Timóteo responder prontamente ao desafio proposto pelo Corporativo, na Europa, para que a Unidade desenvolvesse um projeto de Sustentabilidade contemplando três eixos: água, energia e resíduos.

Energia

pag6_comite-de-energia-luciano-miranda_inova-producoes

Luciano Miranda: “é preciso identificar oportunidades de redução do consumo de energia”

A equipe do Sistema Integrado de Gestão de Energia (SIGE), por exemplo, com representantes de diversas áreas, está levando adiante o projeto de utilização do software Viridis, disponibilizado para toda planta industrial. “Estamos formando equipes de gestão de energia; cada grande área da Usina terá um responsável por acompanhar indicadores e planos de ação, observar e relatar desvios”, afirma o assistente técnico e coordenador do grupo, Luciano Lellis Miranda.

Nos meses de abril e maio, a turma trabalhou na revisão da matriz energética da empresa a fim de identificar os principais consumidores, equipamentos e áreas, e elaborar projetos de redução de consumo. A revisão é um item previsto na Norma ISO 50001 (Gestão de Energia). “Embora a certificação não seja, neste momento, meta da empresa, é um importante balizador”, afirma Luciano. O trabalho tem o apoio das equipes de Controle de Processo que auxiliam, no dia a dia, a identificar oportunidades de redução do consumo de energia e gerir a performance energética.

Compartilhar: