Revista Espaço

Menos açúcar e mais afeto

Os doces da fábrica Serra Viva, em Antônio Dias, contam a trajetória vitoriosa de gente que brilha com o inox

Do avô Sebastião Patrocínio de Souza e da mãe Maria de Souza Ataíde, hoje com 82 anos, Francisco Ataíde, proprietário da fábrica Serra Viva, na cidade de Antônio Dias (MG), herdou as receitas e o gosto pelo ofício de adoçar, no ponto certo, a vida e o paladar da freguesia com doces de banana e goiaba, com baixo teor de açúcar. O empresário abriu mão da carreira de técnico mecânico, na mineração, para voltar à cidade natal, em 1998, e dar asas ao sonho de família, iniciado em 1917.

Sai cobre, entra inox

Os antigos tachos de cobre ficaram na lembrança, assim como a produção limitada à clientela da cidade, aos tropeiros e frequentadores da estação ferroviária. Hoje, a Serra Viva fornece para as maiores redes de supermercado e padarias de todo o Vale do Aço e Belo Horizonte. “Estamos expandindo para o estado de São Paulo”, comemora Francisco, que hoje gerencia a fábrica com processos automatizados e equipamentos em aço inoxidável que facilitam a limpeza, asseguram a assepsia, atestam a higiene e a qualidade dos produtos. “O inox permite que trabalhemos com temperaturas elevadas, produzindo mais em menos tempo, com segurança e mantendo as propriedades de cor, sabor e aroma da fruta”, ressalta o empresário.

pag3-fabrica-de-doces-serra-viva-_-cred-inova-producoes12

Francisco afirma que inox garante as características originais da fruta

A Serra Viva tem capacidade para fabricar 1,5 mil quilos de doces por dia. Para expandir a produção, hoje em torno de 300 quilos/dia, a empresa está de olho no mercado das barras menores, de 40 gramas. “Estamos adquirindo os equipamentos para fazer o porcionamento e poderemos atender a demanda de hospitais e restaurantes industriais”, destaca. A empresa produz goiabada tradicional e cascão, bananada simples e com amendoim, em barras de 400 g e na versão cremosa, em potes de quatro quilos. Em breve, essas delícias serão apresentadas na opção diet.

Compartilhar: