Revista Espaço

Menos açúcar e mais afeto

Os doces da fábrica Serra Viva, em Antônio Dias, contam a trajetória vitoriosa de gente que brilha com o inox

Do avô Sebastião Patrocínio de Souza e da mãe Maria de Souza Ataíde, hoje com 82 anos, Francisco Ataíde, proprietário da fábrica Serra Viva, na cidade de Antônio Dias (MG), herdou as receitas e o gosto pelo ofício de adoçar, no ponto certo, a vida e o paladar da freguesia com doces de banana e goiaba, com baixo teor de açúcar. O empresário abriu mão da carreira de técnico mecânico, na mineração, para voltar à cidade natal, em 1998, e dar asas ao sonho de família, iniciado em 1917.

Sai cobre, entra inox

Os antigos tachos de cobre ficaram na lembrança, assim como a produção limitada à clientela da cidade, aos tropeiros e frequentadores da estação ferroviária. Hoje, a Serra Viva fornece para as maiores redes de supermercado e padarias de todo o Vale do Aço e Belo Horizonte. “Estamos expandindo para o estado de São Paulo”, comemora Francisco, que hoje gerencia a fábrica com processos automatizados e equipamentos em aço inoxidável que facilitam a limpeza, asseguram a assepsia, atestam a higiene e a qualidade dos produtos. “O inox permite que trabalhemos com temperaturas elevadas, produzindo mais em menos tempo, com segurança e mantendo as propriedades de cor, sabor e aroma da fruta”, ressalta o empresário.

pag3-fabrica-de-doces-serra-viva-_-cred-inova-producoes12

Francisco afirma que inox garante as características originais da fruta

A Serra Viva tem capacidade para fabricar 1,5 mil quilos de doces por dia. Para expandir a produção, hoje em torno de 300 quilos/dia, a empresa está de olho no mercado das barras menores, de 40 gramas. “Estamos adquirindo os equipamentos para fazer o porcionamento e poderemos atender a demanda de hospitais e restaurantes industriais”, destaca. A empresa produz goiabada tradicional e cascão, bananada simples e com amendoim, em barras de 400 g e na versão cremosa, em potes de quatro quilos. Em breve, essas delícias serão apresentadas na opção diet.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.