Revista Espaço

Jovens talentos

pag8_nova

Jackeline vê no estágio da Aperam uma experiência diferenciada

Programa de estágio instiga estudantes a desenvolverem soluções inovadoras

O programa de Estágio da Aperam tem contribuído para a formação profissional, a qualificação técnica e a solução de problemas de maneira inovadora. Com o diferencial de colocar os estudantes de nível técnico e superior imersos na rotina de uma empresa siderúrgica, desde 2013, o programa tem como desafio a constru- ção coletiva do aprendizado, a partir de projetos e resultados concretos. Essa iniciativa corrobora com um dos cinco compromissos do Jeito Aperam de Ser, que trata da promoção de competências e empregabilidade.

Além de acompanhar a rotina de trabalho e praticar o que aprenderam em sala de aula, os estagiários têm de apresentar, em um evento, projetos desenvolvidos em equipe com foco na melhoria de processos organizacionais. “Isso permite o aperfeiçoamento de habilidades, amplia o conhecimento sobre a empresa e a visibilidade do estudante. Acreditamos também que essa proposta aumenta a confiança e autonomia desses futuros profissionais”, observa Layane Gomes, analista de RH e responsável pelo programa.

Como funciona

Sob a orientação e acompanhamento de um empregado, nomeado padrinho, grupos multifuncionais trabalham juntos buscando solução para problemas identificados na rotina operacional ou colaboram em projetos estraté- gicos para a empresa. As equipes mesclam estagiários de áreas de produção e administrativas. A Fundação Aperam Acesita treina, faz o acompanhamento, em reuniões bimestrais, prepara relatórios e oferece todo o suporte aos estagiários no dia a dia. Em 2015, o programa se consolidou como prática bem-sucedida, que gera ganhos para todos. Um dos grupos criou um aplicativo de celular para resolver um problema de bloqueio físico na Laminação a Quente. O líder do projeto foi logo contratado pela área.

Dos bastidores para o palco

No evento de encerramento do programa, a cada fim de ano, os grupos apresentam os resultados e as etapas do trabalho para uma plateia composta por padrinhos, gestores, escolas, empresas parceiras e familiares. O Seminário do Estágio é uma vitrine que dá visibilidade ao projeto e ao estagiário, com oportunidade de aproveitamento pela empresa ou pelos parceiros.

Na ponta do lápis

Jackeline Andrade, 22 anos, estudante do 9º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, na Unileste, está no grupo de 20 jovens que tiveram o contrato renovado para 2016 e fala com entusiasmo sobre a modalidade de estágio que integra e dá mais oportunidade de aprendizado aos estudantes. Em 2014, o grupo da Jackeline venceu o Seminário do Estágio com um projeto para melhorar o acondicionamento de resíduos oleosos. Ela acredita que esse diferencial vai agregar valor ao currículo. “Meus colegas que fazem estágio em outras empresas não têm uma oportunidade como essa”, diz.

Parceria pelo desenvolvimento

Outra iniciativa da Aperam para se aproximar das instituições de ensino e estimular o compartilhamento de conhecimento, é o PAR – Programa de Parceria. Atualmente, conta com a participação do Centro Universitário Leste de Minas (Unileste), do Colégio Padre de Man e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O acordo significa abrir as portas da Aperam para que estudantes realizem projetos de iniciação científica, extensão universitária e estágios de férias. Para ingressar o aluno precisa estar regularmente matriculado e com frequência comprovada.

pag8_seminario-estagiarios_-cred-arquivo-aperam

Seminário do Estágio reúne participantes, empregados, escolas, parceiros e familiares

Compartilhar: