Revista Espaço

Fazer certo da primeira vez

pag15_laminacao_cred-inova-producoes

Área alcançou melhorias com a revisão de indicadores

Laminação de inox aprimora processos e controles da rotina operacional com foco na melhoria da qualidade

A criação da Gerência de Controle de Processos na Laminação a Frio de Inox e a adoção de metodologias e ferramentas de gestão e acompanhamento da rotina operacional contribuíram para que a área alcançasse, em 2015, percentuais acima de 90% nos principais indicadores (KPIs) de qualidade. “Até então os resultados eram satisfatórios, apresentavam evolução, mas oscilavam, não eram estáveis”, recorda o gerente de controle de processos da área, Alexandre Serrano.

7

Os bons resultados começaram a aparecer após a implantação de um modelo de gerenciamento da qualidade que prima pelo acompanhamento da rotina diária. “O objetivo é fazer certo da primeira vez”, destaca. Para isso, a área promoveu uma revisão de todos os principais indicadores de processo, eliminando alguns e incorporando outros, com impacto mais direto sobre a qualidade. “Adotamos também o processo de análise crítica, aplicando a solução dos 5 Porquês para chegar à causa dos problemas”, esclarece.

Com apoio dos gestores das áreas de produção, o Check List da Qualidade também foi implantado em todos os turnos. Técnicos de controle de processos verificam diariamente com a operação o desempenho dos KPIs mais críticos. Também observam se os padrões e procedimentos estão sendo respeitados e, quando necessário, solicitam a correção imediata.

Cerimonial da qualidade

Outra boa prática que contribuiu para os avanços foi criação dos Cerimoniais de Qualidade pelos gerentes de produção. São reuniões semanais com a participação de 100% da equipe de operação para acompanhar o desempenho de cada indicador de qualidade. “Os dados são apresentados por turno, o que permite a comparação e impulsiona as melhorias”, acrescenta Alexandre Serrano.

pag15_reuniao-cerimonial-de-qualidade_cred-inova-producoes

Reuniões regulares para monitorar cada indicador

Compartilhar: