Revista Espaço

Uma década de avanços

Em dez anos, melhoria contínua deixa de ser um conceito para transformar-se em valor seguido e disseminado na Empresa

11

Melhoria Contínua proporciona avanços operacionais nos processos da Usina

A busca pela excelência de processos, otimização de custos e recursos, performance dos equipamentos, espírito de equipe e maior competitividade são apenas alguns elementos que caracterizam o processo de Melhoria Contínua. Completando dez anos do espírito de constante desenvolvimento, consolidado e reforçado a partir criação da gerência, a Empresa comemora o sucesso dos projetos desenvolvidos desde então e o alcance que as metodologias atingiram.

No período, os diversos programas desenvolvidos nas áreas colaboraram para aperfeiçoar seus resultados e serviram para plantar em cada empregado a semente da busca pela melhoria contínua. “Fomos muito além de resultados e progressos. Consolidamos o espírito de que é possível melhorar; sempre existe algo novo para aprender”, afirma Ivana Coelho, gerente de Melhoria Contínua e Qualidade.

Iniciativas como o Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) e Manutenção Produtiva Total (TPM) contribuíram para a otimização de equipamentos e processos e para a difusão da cultura da qualidade entre as equipes. Outros, como o Programa de Melhoria de Performance (PMP), Custo Total de Utilização (TCO) e Custo Ideal por Produto, proporcionaram maior competitividade, eficiência operacional e redução de custos. Já o programa Gestão da Performance Sustentável (GPS), implantado em 2006, tornou-se ferramenta indispensável no desdobramento das metas e indicadores.

“A melhoria contínua ajudou a consolidar uma cultura segundo a qual programas e ferramentas gerenciais devem ser usados para atingir metas e alcançar resultados superiores. É um valor que começou a ser cultivado no corpo gerencial, passou para os supervisores, técnicos, operadores e hoje expandiu-se na Empresa”, ressalta Geraldo Medeiros, assistente Técnico de Melhoria Contínua e Qualidade.


“Os projetos de Melhoria Contínua nos dão suporte total para desenvolver os processos da Aciaria. Eles ajudam a equipe a buscar ganhos, alternativas e novas oportunidades para a área e também à manter a qualidade da produção”.

Max Damázio, gerente executivo da Aciaria.


12Base sólida

Todos os programas nascem com a proposta de contribuir e impulsionar o aperfeiçoamento do desempenho e dos resultados operacionais. Para isso, eles partilham o apoio e compromisso da diretoria com a gestão da qualidade e rigor nos procedimentos internos, foco no cliente e comprometimento do empregado com os resultados. “Não há acomodação aqui dentro. Das seis edições do Challenge, evento que destaca projetos de melhoria contínua nas empresas que compõem a Aperam, a nossa unidade foi premiada cinco vezes. Somos a única Empresa do Segmento Inox duas vezes campeã desse evento internacional. Isso demonstra a força e a solidez dos projetos desenvolvidos aqui”, destaca Geraldo.

Certificações

Os trabalhos de Melhoria Contínua e Qualidade permitiram a adequação da gestão dos processos da Empresa às principais normas internacionais:

  • ISO 9001 – Gestão da Qualidade;
  • ISO 14001 – Gestão Ambiental;
  • OHSAS 18001 – Gestão da Saúde e Segurança;
  • ISO/TS 16949 – Gestão da Qualidade do Segmento Automotivo;
  • ISO/IEC 17025 – Competência dos Laboratórios.

 

Compartilhar: