Revista Espaço

Nova tecnologia para aço elétrico

Aplicado em núcleos de transformadores, HGO tem desempenho energético superior

8

Aço grão super orientado é resultado de três anos de testes no Centro de Pesquisas

Atenta às tendências do mercado, a Aperam South America busca sempre fornecer as melhores soluções aos seus clientes. O mais novo exemplo é o desenvolvimento do HGO (aço elétrico de grão super orientado), que tem a mesma aplicação do GO – utilizado para produção de núcleos de transformadores –, mas possui alta permeabilidade (valores de indução 10% maiores que os aços convencionais), baixa perda magnética (cerca de 20% menor que os aços convencionais) e maior eficiência energética, pois reduz em 6% a perda de performance elétrica em relação aos índices do GO, que já são extremamente baixos.

Pela primeira vez produzido no Hemisfério Sul, o desenvolvimento é resultado de três anos de testes em diferentes etapas de fabricação na Usina.

“O produto final ainda não foi feito aqui, pois não podemos realizar seu recozimento inicial, mas algumas das bobinas foram enviadas para o Reino Unido onde foram recozidas. Elas retornaram para a realização da laminação a frio e tratamentos finais, e comprovaram a eficácia e as excelentes propriedades do produto”, relata Ronaldo Claret, gerente de Pesquisas.

Preparada

Com o desenvolvimento do HGO, fabricado por uma quantidade pequena de produtores no mundo, a Aperam South America dá um passo à frente e se coloca pronta para atender um mercado aquecido, cuja demanda deve crescer 13% até 2015. “A fabricação do HGO será de grande importância para a Empresa, pois amplia o nosso portfólio de produtos, supre um mercado em expansão e oferece aos nossos clientes atendimento completo, com aços diferenciados e que sustentam todas as etapas da produção”, explica Eduardo Brito, gestor de Estudos e Projetos.

Compartilhar: