Revista Espaço

Feito para toda a vida

Aperam atuará com foco exclusivo em aços inoxidáveis e especiais

2

O aço inox brilha, dura e resiste à força do tempo. É prático, versátil, flexível e multifuncional. Não há espelho melhor para se mirar e é justamente nas principais características de seu carro-chefe que a Aperam se inspira. Ela deseja estar sempre à frente, trabalhando lado a lado com os clientes e oferecendo soluções eficientes em custos, com garantia de qualidade.

Aprovada pelo Conselho de Administração da ArcelorMittal no dia 25 de janeiro – data que marca oficialmente seu surgimento -, a Aperam atuará com foco exclusivo nos segmentos de aços inoxidáveis e especiais. Por isso, também se propõe a ser uma companhia mais ágil, inovadora, flexível de acordo com as exigências específicas dos clientes, desafiadora do status quo e desenvolvedora de soluções sustentáveis e de novos padrões para a indústria.

Suas ações estão listadas nas bolsas de Paris, Amsterdam e Luxemburgo. Nos Estados Unidos, elas serão negociadas no mercado de balcão. “A Aperam é o reconhecimento da capacidade das pessoas do setor inox. É uma oportunidade que temos de construir o nosso futuro, que será baseado no que apresentamos no dia a dia, alicerçado nos valores desta nova Empresa”, afirmou Frédéric Midy, diretor Técnico, durante o evento de lançamento da marca em Timóteo.

Desafios3

Inspirada no traço natural de uma bobina de aço, a logomarca (foto) traduz os valores da Empresa – Liderança, Inovação e Agilidade. O slogan “feito para toda a vida”, que a acompanha, reforça as propriedades do aço inoxidável.

O evento de lançamento contou com a participação de diretores e lideranças, que assistiram a vídeos com mensagens da diretoria e apresentação dos elementos da marca. “A criação da Empresa traz novas possibilidades e muitos desafios. É nosso dever mostrar, por meio dos resultados, que nosso acionista pode investir nessa empresa”, ressaltou Frédéric Midy.

Forte desde o início

4Após o encontro, todos os gestores se reuniram com suas equipes para uma rodada de comunicação direta, que representou o ritual de passagem para a Aperam. Nas áreas, os empregados puderam se familiarizar com a nova marca. Receberam um kit, adesivos para capacetes e uma cartilha com os valores e visão da nova Empresa. “É um momento de buscar oportunidades, de construir uma empresa forte desde o início. Antes éramos parte de um grupo, agora temos foco total nos aços especiais. Por isso, mais do que nunca, é preciso trabalhar para que a Empresa aumente sua produtividade e mantenha a qualidade dos seus processos”, salienta Luiz Otávio Procópio, gerente da Laminação a Quente. “

A mudança traz novas oportunidades de crescimento. Como estudante de Engenharia Mecânica, espero aprender e atuar dentro de uma empresa inovadora, ágil e preparada para os desafios do futuro”, analisa Patrick Quintão, operador da gerência de Laminação a Frio de Inox.

Nossos valores

Liderança – uma empresa líder, ambiciosa, audaciosa e sustentável

Inovação – uma empresa inovadora e ativa, talentosa e criativa

Agilidade – uma empresa ágil e rápida, adaptável e flexível


Raio-x da organização

5

A Aperam surge como um player global em aços inoxidáveis, aços especiais elétricos e ligas de níquel, com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de aços planos inoxidáveis na Europa e Brasil. Sua rede industrial está concentrada em seis plantas principais, localizadas no Brasil, Bélgica e França, onde trabalham cerca de 9.800 empregados (veja mapa).

A empresa mantém um mix diversificado de produtos em aço inoxidável – planos, tubos e tiras de precisão -, com 25% do market share europeu, e 65% na América do Sul.

Ocupa uma posição de liderança em nichos de alto valor agregado, ligas e especiais (specialities), com ampla gama de produtos: produção anual de 146 mil toneladas de aços elétricos (GNO e GO), 102 mil de carbono especial e 27 mil de ligas de níquel e aços especiais em 2009. Eles atendem a diversas áreas como petróleo e gás, setor automotivo, aeroespacial e engenharia elétrica.

O desenho do negócio de serviços e soluções da Empresa aponta para a maior rede integrada de distribuição internacional, processamento e serviços da Europa e a única na América Latina. São 30 escritórios de vendas em todo o mundo com suporte ao cliente, 19 centros de serviços, incluindo 10 plantas e instalações de transformação. A Aperam também se diferencia pela capacidade única de produzir inoxidáveis e especiais, usando biomassa de forma competitiva (carvão vegetal).

“É hora de reforçar nossa identidade”

Em entrevista à Revista Espaço, o presidente Clênio Guimarães aborda os desafios abertos nesse cenário de mudança, os investimentos programados e o que se pode esperar da nova Empresa.

O que representa o lançamento da Aperam?

É a consolidação de um trabalho que começou em julho de 2010, quando a ArcelorMittal passou a analisar a possibilidade de separar os negócios inox e criar uma nova empresa. Enxergamos nesse processo uma boa oportunidade para fortalecer o nosso segmento. No Grupo ArcelorMittal concorríamos com outros negócios na busca de investimentos. Agora, estaremos independentes, trabalhando apenas no setor de aços inoxidáveis e especiais.

Haverá mudanças na organização da nova Empresa?

Não há mudança em função do novo nome. O lançamento da Aperam é um momento de oficializar um projeto que começou há seis meses e agora se concretizou com o nome. O mesmo corpo de diretores que atua na Empresa continuará, assim como os projetos operacionais, institucionais e culturais.

Em termos de investimento, quais são as prioridades da Aperam?

Estamos focados em investimentos para manter a nossa competitividade e melhorar a eficiência das usinas, de modo a satisfazer a crescente demanda pelo aço inox. Investimos 120 milhões de dólares no projeto de gás natural e no projeto para troca do coque metalúrgico pelo carvão vegetal no Alto-Forno 2. Eles continuam normalmente com os cronogramas previstos: o primeiro está 80% implantado e será concluído em março, enquanto o segundo deve ser finalizado até o final do primeiro semestre. Esses projetos são sustentáveis e juntos permitirão a redução da emissão de CO2 em 537 mil toneladas por ano.

Nesse momento de mudança de ArcelorMittal para Aperam, qual o recado para a comunidade?

É hora de reforçar a marca, identidade e nome. Temos uma confiança muito forte de que este é um momento importante, que vai criar valor e ser proveitoso para todos os envolvidos com as atividades ligadas ao negócio inox e aços especiais.

Compartilhar: