Revista Espaço

Em ação pela arte

Grupo Atempus oferece curso de teatro para todas as idades

Tudo começou nas aulas de teatro do curso Arte em Ação, oferecido pela Fundação Aperam Acesita. O projeto, que acontece desde 2002, tem como objetivo apresentar a crianças, adolescentes e adultos um pouco da dinâmica teatral. Alguns gostam tanto que resolvem continuar no curso. Outros decidiram fundar uma companhia.

23

Cena do espetáculo “A Família de Arthur”, apresentado pelo grupo Atempus

Foi assim que nasceu o Atempus, o primeiro grupo teatral registrado da cidade de Timóteo. Em atividade desde 2008, o Atempus, que hoje conta com 11 integrantes, é o responsável pelo Arte em Ação. “Nosso foco é oferecer uma introdução ao teatro de forma educativa, buscando o desenvolvimento do aluno”, afirma a atriz Rúbia Maroli, que, juntamente com a professora Lílian Araújo, é responsável pelas aulas do projeto. Presidente do Atempus, Rúbia explica que o curso consiste em dois encontros semanais durante quatro meses. Nas primeiras aulas, os alunos aprendem dinâmicas e exercícios que envolvem o corpo e a linguagem. Ao final, montam e apresentam uma pequena peça teatral. “A arte pode ajudar a pessoa a desenvolver diversas características positivas e é isso que nós incentivamos no Arte em Ação”, define Rúbia. “Precisamos estimular a vocação e o desenvolvimento artístico e cultural, como base para a sustentabilidade do potencial turístico, hoje pouco explorado no Vale do Aço e é isso que buscamos com o apoio ao Atempus”, ressalta Anfilófio Salles Martins, presidente da Fundação Aperam Acesita.


Trabalhos

No mês de fevereiro, o Atempus esteve em cartaz com a peça “A Família de Arthur” (foto). O texto, escrito por Beto Oliveira, narra as reflexões surgidas na vida de quatro irmãos que moram juntos quando um deles, Arthur, decide fazer voto de silêncio. A peça já foi apresentada em Congonhas e Governador Valadares, onde os atores receberam indicações a prêmios.

Para 2011, o grupo pretende montar o seu primeiro espetáculo infantil e iniciar a produção de sua segunda peça adulta.

Compartilhar: