Revista Espaço

Elas dão o tom

Dedicação, espírito inquieto e versatilidade são características de três mulheres com trajetória bem-sucedida na Empresa

22

Regina Saud (à esquerda), Regina Melo (ao centro) e Lucélia Quintão (à direita) são reconhecidas pela sua competência em atividades desenvolvidas dentro e fora da Empresa

Com 23 anos de empresa, a gerente de vendas Nacional Regina Saud, da Aperam Stainless Services & Solutions Brazil, não se incomoda com o fato de frequentar reuniões em que a participação é majoritariamente masculina. “É até engraçado. Chego a uma reunião em que a mesa é composta por 15, 20 homens e eu sou a única mulher”, conta.

Fora essa particularidade, Regina se sente à vontade entre os colegas homens, de quem conquistou o respeito e a confiança. Ela já passou por diversos setores da área de Vendas e lidou com muitos públicos. “Às vezes você chega a um cliente e nota certo olhar de estranheza, mas isso passa logo e nunca tive problemas”, revela.

Pós-graduada em Gestão Empresarial, Regina estuda inglês e sempre faz cursos de capacitação. “Acho que todo profissional tem que procurar se capacitar. No caso das mulheres isso é ainda mais importante, pois estamos ocupando nosso espaço”, afirma.

Sua xará, Regina Melo, assistente Técnica da Melhoria Contínua, segue a mesma cartilha. Inquieta, iniciou, aos 12 anos, um curso de corte e costura e passou a desenhar as suas próprias roupas – atividade que mantém até hoje. “Foi a minha primeira profissão”, relembra. Ao se formar no Ensino Médio, escolheu a área de metalurgia e entrou na Empresa em 1983.

Em 1991, ela se graduou em Administração e Ciências Contábeis, emendou com uma especialização em Gestão e Marketing e acabou descobrindo uma nova vocação: “Convidaram-me para dar aulas de marketing e empreendedorismo e descobri que tinha vocação para ensinar”, comenta. Desde então, e lá se vão mais de 15 anos, Regina concilia as duas atividades. “Não é fácil, mas se você gosta, tudo se transforma em um prazer. Tenho certeza de que, se parar com uma das duas, vou sentir muita falta”, avalia.

Nos palcos

Lucélia Quintão, operadora da Laminação a Frio, também concilia outra atividade com seu trabalho na Aperam Timóteo. Formada em teatro, é responsável por montar as peças apresentadas em confraternizações da Usina de Timóteo. Além disso, dá aulas para os participantes do Programa Andanças. “Sempre amei os palcos e consegui trazer isso para dentro da Empresa”, pontua.

O fato de dirigir grupos de pessoas, em sua maioria homens e sem experiência no palco, é estimulante. “É muito gratificante. Elas ficam satisfeitas e eu, orgulhosa”, completa.

Compartilhar: