Revista Espaço

Editorial

Caro(a) leitor(a),

1

Clênio Guimarães
Presidente da Aperam South America

No dia 25 janeiro, o Conselho de Administração da ArcelorMittal aprovou oficialmente o desmembramento (spin-off) do setor Inox e a criação de uma nova Empresa: a Aperam. Esse passo representa um grande desafio para toda a nossa Organização. É a chance que temos de, na condição de empresa independente, capturar oportunidades de crescimento, reforçar laços com os clientes e buscar a liderança mundial na indústria de aços inoxidáveis e especiais.

A transição de ArcelorMittal para Aperam representa um momento histórico. Em torno dos valores Inovação, Liderança e Agilidade, estabeleceremos uma dinâmica própria de gestão, de acordo com as necessidades dos nossos negócios, dependendo apenas dos resultados que produziremos. Por isso, é fundamental atrair capital e criar valor para acionistas e colaboradores, multiplicando os seus rendimentos.

Além de detalhes sobre o lançamento da Aperam, nesta edição da Revista Espaço, você tem uma mostra de alguns processos que nos movem em busca desse objetivo. Comemoramos dez anos de ações de Melhoria Contínua, com programas que, muito mais do que resultados operacionais, transformaram a nossa cultura organizacional. Concluímos a integração dos módulos SAP, que unificam a plataforma de gestão da planta de Timóteo à das unidades brasileiras de Serviços e Tubos, garantindo mais agilidade e eficiência à nossa operação.

Temos consciência de que o crescimento da Empresa passa também pelo cuidado com os empregados e a valorização das comunidades em que estamos inseridos. Exemplos dessa orientação também podem ser colhidos nesta edição, que destaca melhorias internas e benefícios que visam à manutenção do bemestar dos nossos profissionais e os novos projetos desenvolvidos pela Fundação Aperam Acesita em Timóteo e no Vale do Jequitinhonha.

A Aperam está sendo estruturada numa perspectiva global. Mas não podemos perder de vista a dimensão local, que inclui o respeito aos vínculos regionais, a valorização dos modelos de negócios das empresas, o reconhecimento das pessoas e as suas próprias culturas, construídos, em alguns casos, durante décadas.

Que os valores da Aperam nos inspirem e abram novos caminhos.

Boa leitura!


Inox em perspectiva

1

Clientes tiveram a oportunidade de visitar áreas de produção durante evento

A Aperam Stainless Services & Solutions Brazil reuniu, em dezembro, 30 dos seus maiores clientes no evento Perspectiva Aço Inox 2011, que discutiu as principais tendências do segmento inox para 2011 e apresentou as parcerias, oportunidades de desenvolvimento de mercado e a estrutura comercial da Empresa. “Foi uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento com nossos parceiros e mostrar a estrutura da Empresa para atendê-los”, explica Paulo Bálsamo, diretor da Unidade em Caxias do Sul.

O evento foi dividido em três momentos. O primeiro destinado à realização de palestras sobre as perspectivas macroeconômicas e de mercado do aço inox no Brasil e no Rio Grande do Sul. No segundo momento, os clientes visitaram a fábrica que produz a matéria-prima de seus produtos e tiraram dúvidas técnicas e de novas aplicações do aço inoxidável. Para finalizar, uma confraternização com um tradicional churrasco gaúcho foi oferecida aos clientes. “Tivemos uma excelente avaliação e pretendemos este ano montar um roadshow itinerante para a realização de eventos semelhantes em diferentes regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, ressalta Paulo Bálsamo.


Errata

Na matéria Novo Comandante, publicada na página 4 da edição 59 (Dez/Jan) de 2010, foi informado que o presidente Clênio Guimarães está há três décadas na Empresa e o diretor de Produção, Jaime Gasparini, há mais de 20 anos. Na verdade, Clênio entrou na Empresa em 1981, há 29 anos. Já Gasparini iniciou sua jornada em 1979.


Expediente

Publicação da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Diretor de Produção: Jaime Gasparini • Diretor Técnico: Frédéric Midy • Diretor Financeiro: David Veysset • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Anfilófio Salles, Cláudia Iacopini, Jamile Duarte, Lourdes Xavier, Marilene Siqueira, Marina Siqueira, Natasha Arnold, Selma Martins, Thiago Barbosa, Venílson Araújo • Endereço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Tiragem: 10 mil exemplares • Coordenação Editorial: Marina de Lucca Siqueira • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comunicação • Reportagem e Redação: Gustavo Ávila (MG 15240) e Igor Lage • Editoração: AVI Design • Capa: Arte & Mouse • Revisão: Marina de Lucca Siqueira• E-mails para contato: inox.comunicacaousina@aperam.com, inox.fundacao@aperam.com, inox.marketinox@aperam.com.

Compartilhar: