Revista Espaço

Coligadas e integradas

Plataforma SAP unifica ambientes de gestão da planta de Timóteo, centros de serviços e fábricas de tubos

As unidades brasileiras de Serviços e Tubos e a planta industrial da Aperam já operam com uma plataforma de gestão unificada, resultado do desenvolvimento do Projeto Integrar.

Cerca de 70 pessoas, entre profissionais de equipe técnica da ArcelorMittal Sistemas e usuários-chave da Aperam South America e ArcelorMittal Brasil, estiveram envolvidos na implantação do projeto desde julho de 2010. O trabalho aliado ao esforço e dedicação dos envolvidos teve resultados: planejamento seguido à risca e sucesso de implantação, que não registrou nenhum problema de funcionamento do SAP. “O projeto superou as expectativas. Não houve qualquer paralisação ou descumprimento nos compromissos com fornecedores e as programações e apontamentos de produção foram feitas normalmente”, destaca Eduardo Carvalho, gerente de TI da Aperam Stainless Services & Solutions Brazil.

Cadeia integrada

O nome já deixa claro o objetivo do projeto, que acomodará em uma mesma plataforma os processos de finanças, vendas, produção, materiais, RH, custos, qualidade e informações gerenciais. Antes, eles operavam em sistemas separados. “Os três elos que formam a cadeia produtiva da Aperam – indústria, serviços e fábricas de tubos – agora estão reunidos em um ambiente só, proporcionando mais agilidade e qualidade aos nossos serviços”, afirma o sponsor do Projeto, David Veysset, diretor Financeiro da Aperam South America. “Teremos acesso a dados mais confiáveis e maior facilidade para responder às expectativas dos empregados. Como já temos o SAP na indústria desde 2005, e percebemos os avanços obtidos, esperamos que o mesmo ocorra nessas novas unidades”, completa.


10“O Integrar trará a uniformização dos processos e das informações, melhorando a qualidade de gestão e permitindo aos gestores a tomada de decisões mais rápidas e eficazes. Tudo isso, a partir de uma maior confiabilidade das consolidações financeiras e contábeis, de vendas, dos estoques e da produção, bem como acompanhamento mais adequado dos custos”, avalia Jânio Carlos Gomes de Oliveira, arquiteto de Processos, Vendas e Logística.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.