Revista Espaço

Aperam abre portas para futuros profissionais

Só nesse início de ano, a Empresa recebeu 104 jovens

Conquistar um lugar no mercado de trabalho é um desafio na vida dos jovens. Para eles, falta algo muito importante no processo seletivo: a experiência. A Aperam South America, no entanto, sabe que é preciso apostar nesses futuros profissionais, abrir oportunidades e investir no primeiro emprego. “Procuramos pessoas que desejam crescer junto com a Empresa. Por isso, incentivamos o aprendizado contínuo e a capacidade de inovação”, destaca a analista de Recursos Humanos, Rosemary Guimarães.

Só em 2011, a Aperam South America recebeu 104 jovens, entre aprendizes de ofício em Timóteo e estagiários, na Usina, escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nos dois programas, os futuros profissionais têm a oportunidade de vivenciar práticas relacionadas ao currículo escolar e desenvolver potencialidades técnicas.

Para muitos, o período de aprendizagem abre as portas para o sonhado primeiro emprego. É o caso do técnico em metalurgia Gelbert Mayrink, 23 anos, que foi contratado em 2007, após estagiar durante cinco meses na Empresa. “O estágio é uma oportunidade única, uma das melhores maneiras que o jovem tem para iniciar a carreira profissional”, afirma.

Profissionais

São muitas as histórias de jovens que imediatamente passaram do estágio ou do Centro de Formação para o quadro de empregados da Aperam South America . Leônidas Bicalho começou como aprendiz no curso de Mecânico de Manutenção, e está na Empresa há 23 anos. Ele passou por várias áreas, formou-se em Engenharia Mecânica e, desde 1997, atua como de gerente de Projetos. “O sucesso da carreira é fruto do alinhamento da necessidade da Empresa de obter bons profissionais com a formação acadêmica”, avalia.

O estágio na Aperam South America tem a duração de 11 meses, e os aprendizes de ofício permanecem na Empresa durante um ano e meio, participando de aulas teóricas e práticas na Usina.

Sonho profissional

17

Estou no caminho certo”. Thalles Felipe comemora a participação no programa

O aprendiz de ofício Thalles Felipe, 18 anos, sempre teve como objetivo iniciar sua carreira na Aperam South America. ”É um orgulho poder seguir os passos do meu pai, que trabalha há 25 anos na companhia”, conta.

Selecionado entre mais de mil inscritos, Thalles cursa Eletroeletrônica no Centro de Formação Profissional da Aperam South America. “É uma oportunidade única. O aprendizado é excelente e o mercado valoriza essa experiência”, ressalta Thalles, que finaliza: “Conquistei a oportunidade de seguir a carreira profissional que sempre sonhei. Tenho certeza de que estou no caminho certo”.

Compartilhar: