Revista Espaço

Um excelente lugar para trabalhar

Pesquisa de Clima de 2010 alcança o melhor índice de satisfação dos últimos cinco anos

20

A estratégia é simples: melhorar indicadores, como produtividade, custos e segurança, e garantir a satisfação dos empregados. É por isso que todos os anos a ArcelorMittal Inox Brasil realiza sua Pesquisa de Clima. O objetivo é identificar pontos de melhoria, avaliar os processos e buscar iniciativas que podem fazer com que o empregado se sinta cada vez melhor no ambiente de trabalho. Não por acaso a Empresa é reconhecida como um dos melhores lugares para se trabalhar e destaque em Saúde entre as organizações brasileiras.

Em 2010, mais de 2.400 questionários foram respondidos, representando uma participação de 94% dos empregados da Empresa. E o resultado não poderia ser melhor: evolução consistente das médias em todas as dimensões de avaliação do modelo Great Place to Work, adotado como referência para a realização da Pesquisa – credibilidade, respeito, orgulho, imparcialidade e camaradagem -, permitindo que a média geral evoluísse 12 pontos percentuais e chegasse a 81%, melhor resultado nos últimos cinco anos, reforçando o bem-estar dos empregados como um dos pilares que sustentam a Empresa e como fator primordial para a perenidade e sucesso dos negócios.

Lideranças

A Pesquisa 2010 evidenciou o bom papel desenvolvido pelos líderes na ArcelorMittal Inox Brasil, que vêm intensificando sua atuação como disseminadores das estratégias da Empresa. Segundo o levantamento, 83% dos empregados avaliaram que o discurso da Organização é alinhado à prática estabelecida nas áreas e 79%, que os líderes mostram-se mais acessíveis e presentes na operação. “Gerir pessoas é vantagem competitiva difícil de ser copiada”, diz o presidente Clênio Guimarães.

O resultado consolida o trabalho desenvolvido ao longo dos anos por meio do qual, mais do que orientar, a área de Recursos Humanos assessora os gestores no cumprimento das atividades. Um dos exemplos é a distribuição da cartilha Boas Práticas do Clima, material que contém dez recomendações sobre as melhores formas de abordar, comunicar, valorizar e motivar os empregados. “O gestor é a janela por meio da qual o empregado enxerga a Empresa. Por isso, estamos acompanhando os líderes para que adotem o gerenciamento do clima como uma de suas mais importantes atribuições”, explica Ilder Camargo, diretor de Recursos Humanos.

Sentimento de orgulho

Os empregados se orgulham da contribuição para a comunidade e da solidez e credibilidade da Empresa. Também valorizam os benefícios, ambiente seguro e os equipamentos e instalações adequadas. Esses fatores contribuem para que 86% dos empregados desejem permanecer na Companhia por um longo período. Outro atributo reconhecido é o respeito à diversidade, condição fundamental para que as pessoas se sintam bem recebidas quando ingressam na Companhia ou mudam de área ou função.

Oportunidades de melhorias

Entre os pontos de melhoria a serem estudados pela Empresa, as principais manifestações dos empregados foram em relação ao envolvimento nas negociações dos acordos com o Sindicato e às diferentes justificativas para a manutenção de um turno fixo de trabalho. “Obtivemos bons resultados, mas o objetivo é perenizar essa estratégia e trabalhar na continuidade das práticas com foco em gestão de pessoas, para fazer com que tenhamos um ambiente cada vez melhor”, reforça Ilder.

Compartilhar: