Revista Espaço

Um excelente lugar para trabalhar

Pesquisa de Clima de 2010 alcança o melhor índice de satisfação dos últimos cinco anos

20

A estratégia é simples: melhorar indicadores, como produtividade, custos e segurança, e garantir a satisfação dos empregados. É por isso que todos os anos a ArcelorMittal Inox Brasil realiza sua Pesquisa de Clima. O objetivo é identificar pontos de melhoria, avaliar os processos e buscar iniciativas que podem fazer com que o empregado se sinta cada vez melhor no ambiente de trabalho. Não por acaso a Empresa é reconhecida como um dos melhores lugares para se trabalhar e destaque em Saúde entre as organizações brasileiras.

Em 2010, mais de 2.400 questionários foram respondidos, representando uma participação de 94% dos empregados da Empresa. E o resultado não poderia ser melhor: evolução consistente das médias em todas as dimensões de avaliação do modelo Great Place to Work, adotado como referência para a realização da Pesquisa – credibilidade, respeito, orgulho, imparcialidade e camaradagem -, permitindo que a média geral evoluísse 12 pontos percentuais e chegasse a 81%, melhor resultado nos últimos cinco anos, reforçando o bem-estar dos empregados como um dos pilares que sustentam a Empresa e como fator primordial para a perenidade e sucesso dos negócios.

Lideranças

A Pesquisa 2010 evidenciou o bom papel desenvolvido pelos líderes na ArcelorMittal Inox Brasil, que vêm intensificando sua atuação como disseminadores das estratégias da Empresa. Segundo o levantamento, 83% dos empregados avaliaram que o discurso da Organização é alinhado à prática estabelecida nas áreas e 79%, que os líderes mostram-se mais acessíveis e presentes na operação. “Gerir pessoas é vantagem competitiva difícil de ser copiada”, diz o presidente Clênio Guimarães.

O resultado consolida o trabalho desenvolvido ao longo dos anos por meio do qual, mais do que orientar, a área de Recursos Humanos assessora os gestores no cumprimento das atividades. Um dos exemplos é a distribuição da cartilha Boas Práticas do Clima, material que contém dez recomendações sobre as melhores formas de abordar, comunicar, valorizar e motivar os empregados. “O gestor é a janela por meio da qual o empregado enxerga a Empresa. Por isso, estamos acompanhando os líderes para que adotem o gerenciamento do clima como uma de suas mais importantes atribuições”, explica Ilder Camargo, diretor de Recursos Humanos.

Sentimento de orgulho

Os empregados se orgulham da contribuição para a comunidade e da solidez e credibilidade da Empresa. Também valorizam os benefícios, ambiente seguro e os equipamentos e instalações adequadas. Esses fatores contribuem para que 86% dos empregados desejem permanecer na Companhia por um longo período. Outro atributo reconhecido é o respeito à diversidade, condição fundamental para que as pessoas se sintam bem recebidas quando ingressam na Companhia ou mudam de área ou função.

Oportunidades de melhorias

Entre os pontos de melhoria a serem estudados pela Empresa, as principais manifestações dos empregados foram em relação ao envolvimento nas negociações dos acordos com o Sindicato e às diferentes justificativas para a manutenção de um turno fixo de trabalho. “Obtivemos bons resultados, mas o objetivo é perenizar essa estratégia e trabalhar na continuidade das práticas com foco em gestão de pessoas, para fazer com que tenhamos um ambiente cada vez melhor”, reforça Ilder.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.