Revista Espaço

Saque rápido e vencedor

Seminário de CCQ reconhece projetos de desenvolvimento operacional realizados pelos empregados ao longo de 2010

22

Equipe premiada no Seminário de CCQ da Usina

O dia 14 de dezembro foi de festa e confraternização para os empregados da ArcelorMittal Inox Brasil. Eles se reuniram na cerimônia de premiação de CCQ para os trabalhos de melhorias industriais desenvolvidas na Empresa. No ano passado, 108 grupos participaram dos Seminários das Gerências e, até novembro, 9.400 melhorias haviam sido implantadas. “A participação ativa dos profissionais nesses programas move a Empresa em direção ao futuro. O comprometimento deles nos enche de orgulho”, afirmou o presidente da ArcelorMittal Inox Brasil, Clênio Guimarães, durante o evento.

O grande vencedor foi o grupo Olho Vivo, da gerência de Laminação de Aços Elétricos, com o projeto “Saque Rápido”, que desenvolveu um dispositivo para retirada de sucata do mandril da bobinadeira do Carlite, na área de Acabamento de Aços Elétricos. A iniciativa trouxe mais segurança à área, eliminando as paradas e garantindo a estabilidade do processo. “É realmente um momento muito especial, que coroa o trabalho em equipe, o envolvimento de todos, a nossa expectativa e ainda a qualidade dos outros projetos”, concluiu Reinaldo Lopes Marçal, líder do grupo.

Mais quatro projetos foram premiados nas categorias melhor apresentação e três “Is” (Inovação, Imitação e Iniciativa). Confira os vencedores:

Melhor Apresentação: Grupo Conquista – gerência de Acabamento. Projeto: Ergonomia e Segurança na Tesoura Longitudinal 6

Iniciativa: Cromoinox – gerência de Aciaria. Projeto: Separador no Forno Elétrico de Redução

Inovação: Grupo Asas de Águia – gerência de Redução. Projeto: Manobra Segura – Alto-Forno 2

Imitação: Grupo Agir – gerência de Laminação a Frio Inox. Projeto: Saída do Laminador Encruamento 1

Ações inovadoras em prol da comunidade

Satisfação, alegria e sentimento de dever cumprido estampados no rosto de dezenas de crianças, idosos, empregados, parceiros e representantes de entidades sociais de Timóteo marcaram o Seminário de CCQ Social 2010, apresentado no dia 12 de novembro, no auditório da ArcelorMittal Inox Brasil.

Integrantes dos grupos de CCQ da Empresa e de equipes das instituições sociais se reuniram para expor os oito projetos desenvolvidos na região em 2010, executando melhorias em instalações, equipamentos e processos; repassando e transferindo de forma solidária a metodologia da qualidade. “É o momento de compartilhar as experiências e os resultados alcançados e, principalmente, reconhecer o trabalho dos envolvidos e sensibilizar novos grupos para a participação”, afirma Vera Dutra, coordenadora de Projetos da Fundação ArcelorMittal Acesita.

Setenta e oito empregados de oito grupos envolvidos, com 1.030 horas de trabalho dedicadas e 42 parceiros, participaram do projeto no ano passado, que obtém a cada edição um alcance comunitário maior. “Ganham a comunidade, os empregados envolvidos e a empresa, que planta uma semente de espírito de liderança e cooperação entre suas equipes”, destaca Vera.

Compartilhar: