Revista Espaço

Realização de um sonho

Grupo vencedor do Challenge 2010 viaja a Europa para conhecer processos e trocar experiências

12

Vencedores do Challenge 2010, integrantes do Grupo CCQ Inovar visitaram a ArcelorMittal Genk, na Bélgica

Os integrantes do grupo do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) Inovar, da ArcelorMittal Inox Brasil, tiveram uma experiência inesquecível em novembro. Vencedores do Challenge, evento mundial do segmento de inoxidáveis da ArcelorMittal, que reconhece as melhores práticas de TPM (Manutenção Produtiva Total) implantadas por grupos de operadores e mantenedores ao longo do ano, eles ganharam uma viagem para visitar seis empresas do setor na França e Bélgica. A equipe desenvolveu o projeto Redução do consumo de GLP nas torres de queima dos altos-fornos.

Entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, os 12 empregados visitaram as plantas das companhias e puderam observar os processos de produção, conhecer melhorias e analisar o que pode ser adotado na Usina de Timóteo. “Essa troca de experiências é muito produtiva. É a consolidação do objetivo principal do Challenge que é Imitação. Com as visitas, os empregados puderam ver de perto a evolução do TPM em outras empresas e fortalecer ainda mais o programa na ArcelorMittal Inox Brasil”, destaca Geraldo Medeiros, analista técnico da Melhoria Contínua e Qualidade.

A oportunidade de acompanhar boas práticas permite a implantação de melhorias na operação e manutenção, como destacam os integrantes do grupo. “A viagem permitiu um aprendizado muito grande para a nossa área, conhecendo equipamentos e novas tecnologias, e também nos proporcionou outra visão sobre a importância de ações de segurança, meio ambiente e organização de uma empresa”, destaca Sérgio Vasconcelos, analista técnico de Utilidades e integrante do grupo.

Challenge 2011

Desde 2005, a ArcelorMittal Inox Brasil participa do evento mundial e tem o melhor desempenho entre as empresas do Grupo. Foi campeã geral duas vezes e já recebeu prêmios especiais de Inovação, Imitação e Criatividade. Em dezembro foi lançado oficialmente o Challenge 2011 que acontecerá em junho deste ano. Os temas são Imitação e Segurança, e a Unidade de Timóteo participará com três projetos: Saque Rápido, do Grupo de CCQ “Olho Vivo”, dispositivo de retirada da sucata do mandril da bobinadeira do Carlite na área de Acabamento de Aços Elétricos; Ergonomia e Segurança na TL6, da equipe de CCQ “Conquista”, que retira as placas do mandril e troca do braço prendedor de tiras da saída da área; Lubrificar sem Tirar, novo método de lubrificação do conjunto de mancais do laminador de desbaste da LTQ, criado pelo grupo “Turbinados”.

13“Foi uma ótima oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Conhecemos elementos operacionais que não temos aqui e pudemos trazer novas tecnologias que geram mais facilidade e eficiência para a nossa produção. Isso tudo acompanhado da realização de um sonho de conhecer outro país e uma nova cultura”.

Júlio Geremias, operador de Utilidades.

Compartilhar: