Revista Espaço

Novo cartão de visitas

Duas novas máquinas e aumento na capacidade de estocagem concluem expansão em Sumaré

21

Novo galpão amplia em 50% a capacidade de cortes da unidade de Sumaré

Os trabalhos de expansão da ArcelorMittal Sumaré foram finalizados, fazendo com que a unidade opere a plena capacidade. As instalações garantem o triplo de espaço para estocagem, uma vez que o novo galpão possui mais de 10 mil metros quadrados construídos, e um incremento de 50% na capacidade de cortes.

Se antes das intervenções a produção máxima era de 800 mil cortes por mês, as duas máquinas adquiridas permitem alcançar o limite mensal de 1,2 milhão de cortes. “Essas intervenções melhoram as condições de estocagem e, consequentemente, o atendimento ao cliente”, afirma Sérgio Bustamante, diretor da Unidade de Sumaré.

O gestor conta que, nessa nova fase da unidade, os tubos são estocados em “berços de contenção” que permitem aos clientes e empregados circularem ao redor dos produtos em segurança. “Caso alguma pilha desmorone, os berços garantirão a segurança de todos”, explica.


Primeiros a chegar e a sair

A expansão permitiu à unidade de Sumaré utilizar o sistema Fifo (First in – First out) de estocagem, reconhecido mundialmente por sua eficiência. O Fifo determina que os primeiros produtos a chegar ao galpão devem também ser os primeiros a sair. “É um sistema muito importante para evitarmos que algum material fique muito tempo parado. Antes da expansão, era impossível atuar dessa forma por falta de espaço, que agora é suficiente”, afirma Sérgio Bustamante.

O processo de expansão e modernização aconteceu de fevereiro a outubro de 2010. O novo galpão utiliza aços da ArcelorMittal Inox Brasil em toda a sua composição e funciona como laboratório prático. Na construção da estrutura metálica do galpão foram utilizados tubos de aço, o que não é comum, e telhas de inox para revestimento lateral. O objetivo é testar na prática essas novas possibilidades de aplicação do aço inoxidável e tubos.

“Com as reformas, a unidade de Sumaré passa a ser uma grande vitrine para todos os clientes da ArcelorMittal Inox Brasil e reconhecida como centro de excelência logística e como exemplo prático na aplicação dos aços fabricados pela ArcelorMittal para construção civil”, conclui Bustamante.

Compartilhar: