Revista Espaço

Mil e uma aplicações

Benefícios ambientais do inox foram destacados em eventos sobre construção sustentável

7

(da esq. para dir.) Paulo Candura, Plínio Godoy, Arlena Montesano, Class Schulitz e Marc Duwe no SIACS, em Salvador

Para divulgar melhor as vantagens do aço inoxidável e incentivar o debate sobre construção sustentável, a Empresa participou de três grandes eventos da área nos últimos meses: o Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável (SIACS); o 1º Greenbuilding Brasil e o Seminário Internacional Sustentabilidade e Ecoconstrução, que ocorreu junto com a WorldCup Infraestruture Summit 2010.

O objetivo foi destacar as várias utilidades e trunfos do aço inox, que pode ser usado em fachadas, coberturas, interiores e mobiliário urbano, entre outras aplicações. Também foi destacado que o propalado alto custo do produto não encontra respaldo na realidade. “Graças à qualidade do material e a um planejamento inicial que permite que não haja taxa de desperdício, o custo-benefício final é muito favorável. Além disso, é uma solução estética e prática ao mesmo tempo; se a liga e acabamento corretos forem especificados, o inox se manterá atrativo durante toda a vida útil do edifício, com baixo custo de manutenção”, ressalta Arlena Montesano, da área de Desenvolvimento de Mercado de Construção Civil, que representou a Empresa e ministrou a palestra “Aço Inox na Arquitetura: uma solução sustentável“ durante o SIACS.

Catálogo de soluções

A ArcelorMittal esteve presente também na 1ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo, realizada entre os dias 1° e 3 de setembro, nos mesmos padrões da Greenbuilding americana, importante fórum de discussão sobre construção sustentável nos EUA. A Empresa apresentou o catálogo de soluções para Construção Civil do Grupo no evento, que atraiu arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas da área de construção civil. Eles participaram de mais de 50 palestras e visitaram um espaço com estandes de amostras de projetos e produtos do segmento. “O saldo foi positivo. Cada vez mais, a sustentabilidade é um pré-requisito em grandes investimentos da construção civil, e a ArcelorMittal Inox Brasil pode contribuir muito nesse aspecto”, avalia Arlena.

O Simpósio Internacional Sustentabilidade e Ecoconstrução ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro, com o tema “Tendências da Construção Sustentável e LEED no Brasil e no mundo”. Por fim, a WorldCup Infraestruture Summit 2010, realizada nos mesmos dias, discutiu estratégias para viabilizar a execução das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e os Jorgos Olímpicos de 2016.

Compartilhar: