Revista Espaço

Mercado

De olho no pré-sal

A ArcelorMittal Inox Brasil foi uma das expositoras da 14ª edição da Rio Oil & Gas Expo and Conference, realizada entre os dias 13 e 16 de setembro no Riocentro, Rio de Janeiro. O objetivo foi difundir a marca da Empresa e aproximá-la de clientes atuais e potenciais. “A presença na Rio Oil & Gas Expo and Conference foi importante para reforçar a divulgação do portfólio de produtos da ArcelorMittal Inox Brasil, sobretudo aqueles voltados para o segmento petroquímico, como os aços inox duplex, 317L, 347 e UNS 43932 (K39MD)”, explica Danilo Monjardim, analista de Negócios.

Com mais de 1.500 expositores neste ano, o evento é, desde 1982, referência em toda a América Latina no setor de petróleo e gás natural. Durante a programação, ocorreram exposições, rodada de negócios e uma conferência dividida em seis blocos temáticos: Exploração e Produção, Abastecimento, Gás, Responsabilidade Socioambiental, Perspectivas Jurídicas e Econômicas e Biocombustíveis. “Esta foi a primeira vez que participamos e a intenção é comparecer nas próximas edições”, afirma Danilo.

Inovação tecnológica

Profissionais da ArcelorMittal Inox Brasil estiveram em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 27 e 28 de outubro, para participar da 11ª edição do Seminário Brasileiro Agroindustrial (SBA). Com o tema “A Tecnologia da Usina em discussão”, o evento teve como foco o segmento sucroalcooleiro. Como uma das patrocinadoras do evento, a Empresa pode apresentar palestra técnica sobre o novo produto em aço inox, desenvolvido por ela e voltado para as usinas de açúcar e álcool.

Com o título “Sistema Lavador Úmido de Gases”, a apresentação do analista consultor da Gerência de Pesquisas, José Antônio Nunes de Carvalho, mostrou as etapas do desenvolvimento da aplicação de aço ferrítico (K03 – P410D), e sua inserção no processo produtivo das usinas de açúcar e álcool. Ela ocorre especificamente na fase de geração de energia elétrica, a partir do bagaço de cana. “Trata-se de um equipamento acoplado à caldeira que, durante o processo de lavagem de gases, propicia a redução na emissão de particulados poluentes”, explica José Antônio.

Vantagens

De acordo com o analista, a participação do Seminário foi muito proveitosa tanto para a Empresa, que teve a oportunidade de apresentar o novo produto, como para os representantes das usinas e centros de pesquisa do segmento, que puderam conhecer uma inovação tecnológica que oferece solução eficiente na redução de emissão de poluentes, além de outras vantagens. “Se comparado ao equipamento de aço carbono, por exemplo, o nosso é mais competitivo do ponto de vista de vida útil: no mínimo o dobro do tempo, com menos espessura”, comentou.

A analista de Negócios da gerência de Negócios Usina de Álcool e Bens de Capital, Daniela Barbosa de Oliveira, que também esteve no evento, comentou sobre a participação da Empresa no Seminário. “Foi uma excelente oportunidade de troca de informações. O público demonstrou real interesse pelo produto, refletindo a abertura de mercado para novas soluções em aço inox, seguramente competitivas”, disse.

Compartilhar: