Revista Espaço

Na maior vitrine do estado

16ª edição da Casa Cor Minas Gerais divulga aço inox e suas mais diversas aplicações12

A antiga sede da ArcelorMittal Inox Brasil, em Belo Horizonte, tem atraído olhares curiosos até mesmo de fora da cidade. Do alto dos seus quatro andares, o prédio é palco, até o dia 5 de outubro, da 16ª edição do maior e mais importante evento de arquitetura, design e decoração do Estado, a Casa Cor Minas Gerais. A localização, por si só, já é um diferencial e o desafio de transformar um endereço comercial em um projeto audacioso e inovador foi cumprido.

13

Diretoria participa do coquetel de abertura da exposição

Além de ceder o espaço, a ArcelorMittal Inox Brasil forneceu matéria-prima para diversos ambientes que representam a beleza, durabilidade e versatilidade do aço inoxidável. Destaque para o projeto de um bar todo revestido com o material. A parte interna recebeu revestimento do inox 304 com acabamento fosco (2B), com chapas conformadas em perfil ondulado LR17, perfilado pela Perfilor, empresa do Grupo ArcelorMittal. Já a parte externa é totalmente revestida de aço inox 304 polido (BB), criando um efeito único a partir dos reflexos produzidos pelo material. Para essa aplicação foi escolhido o perfil trapezoidal LR25.

Além do bar, o aço inox marca presença em outros ambientes da Casa Cor Minas (página ao lado), inclusive na fachada. As pastilhas foram largamente aplicadas como revestimento de paredes e divisórias e também como recursos de decoração. Esse tipo de material possibilita diversas aplicações, tem efeito duradouro e é de fácil manuseio.

O hall dos elevadores, a sinalização tátil, o totem de entrada, o mapa de Minas Gerais instalado no auditório e a escultura da artista plástica Nathalie Decoster completam a participação do inox da ArcelorMittal Inox Brasil na Casa Cor Minas. Ao todo, a Empresa doou seis toneladas de Inox 304 aos profissionais responsáveis pela concepção dos ambientes. Com diferentes espessuras e acabamentos, o aço inoxidável mostra uma pluralidade de usos e aplicações, com elegância, funcionalidade e estilo.

Também foram utilizadas 4,6 toneladas de produtos fornecidos pela ArcelorMittal Manchester e Perfilor – perfis estruturais, principalmente.

Sustentabilidade

Em 2010, o fio condutor de todos os trabalhos da Casa Cor, incluindo as franquias nacionais e internacionais, é o tema “Sua Casa, Sua Vida Mais Sustentável e Feliz”. Os espaços estimulam a mudança de atitude em favor do futuro de nosso planeta. Mais um motivo para o aço inoxidável não ter ficado de fora. O material reflete muito bem esse conceito. Além de versátil, o inox tem duração prolongada e sua produção gera baixos índices de poluentes. “O visitante da Casa Cor poderá verificar de perto todas as vantagens de construir e decorar usando o aço inoxidável, da praticidade até o respeito com o meio ambiente”, ressalta Arlena Montesano, responsável pelo Desenvolvimento de Mercado de Arquitetura e Construção Civil da ArcelorMittal Inox Brasil.


Em cada canto

Dos 58 ambientes concebidos para a Casa Cor Minas, diversos utilizaram o inox da ArcelorMittal Inox Brasil. Conheça alguns:

Cozinha Alternativa14

Uma cozinha urbana, contemporânea e moderna, que pode ser adaptada em qualquer pequeno espaço. Destaque para o uso do aço inox nos pisos, paredes e revestimentos.

 

 

Auditório15

Projeto ousado, une a contemporaneidade do aço com clássicas poltronas dos anos 60. O uso do inox no mapa e hall de entrada e no piso, assim como a cor laranja nas paredes, é uma homenagem à ArcelorMittal.

 

 

Quarto do Adolescente16

Arrojado e prático, prioriza o conforto e a tecnologia. Os tons de cinza predominam e a modernidade fica por conta do mosaico produzido com pastilhas de aço inox.

 

 

Bar17

No Bar da Casa Cor, as telhas de aço inox e a superfície irregular no exterior são espelhadas, refletindo o entorno de forma fragmentada e distorcendo o volume.

 

 

Lounge18

O espaço está revestido em tons mais escuros, que trazem aconchego. Destaque para a lareira em inox colorido.

 

 

 

Totem de entrada19

Com a parte plana toda em inox, está localizado na entrada da Casa Cor.

 

 

Restaurante (adega)

Inspirado nos bistrôs franceses, possui uma adega de aço inox que percorre todo o restaurante, contribuindo para o ar de requinte do século 18.


Arte em inox20

No terraço da Casa Cor 2010, uma peça chama a atenção de todos os visitantes. Chamada de Le Temps Qui Passe, a obra foi completamente esculpida em aço inox. O trabalho é da consagrada artista francesa Nathalie Decoster e foi produzida no Brasil com investimento da ArcelorMittal, com o objetivo de divulgar a aplicação não convencional do aço.

Compartilhar: