Revista Espaço

Mais duas!

Unidades de São Paulo e Campinas conquistam certificação em saúde e segurança

21

Campinas é uma das unidades certificadas na norma OHSAS 18001

Meses de trabalho focados na segurança garantiram às unidades de serviços da ArcelorMittal Inox Brasil em São Paulo e Campinas a certificação OHSAS 18001, norma que orienta as empresas a formularem políticas e metas relacionadas à segurança e à saúde ocupacional. A recomendação foi feita em junho pela ABS Quality Evaluations e, em um mês, a Empresa elaborou o plano de todas as ações. O processo foi finalizado com sucesso em julho.

Para se ajustar aos padrões exigidos pela norma, os empregados que integraram o grupo de trabalho passaram por treinamentos e receberam orientações teóricas e práticas de colegas da Usina de Timóteo, certificada em 2008. O conhecimento foi multiplicado entre as equipes, que se tornaram decisivas para a conquista. “O desafio foi grande, mas o nível de adesão, conscientização e de competência dos envolvidos foi decisivo nos locais onde ações relativas à saúde e segurança foram implementadas”, ressalta Almir Antônio Vieira, engenheiro de Segurança da ArcelorMittal Inox Brasil.

Durante o ano, foram realizadas auditorias internas. “O sistema está bem estruturado, mas sempre existe espaço para o amadurecimento e o aprimoramento das ações. Por isso, o comprometimento de todos é tão importante”, reforça Almir. Para ele, a certificação é uma maneira de comprovar a preocupação da Empresa com a segurança e a saúde de seus empregados. “Sempre trabalhamos com foco na qualidade de vida. A diferença é que passamos a adotar métodos de gestão mais eficazes e que já estão bem assimilados nessas unidades”, ressalta.

Manutenção

O desafio agora é buscar a melhoria contínua. A certificação é válida por três anos, mas a cada seis meses são realizadas auditorias de manutenção. “Manter o certificado é tão desafiador quanto obtê- lo. Devemos aprimorar a cada dia e fazer com que a certificação se transforme em um processo natural de gestão da Saúde e Segurança das unidades”, enfatiza Almir.

No Centro de Serviços de Caxias do Sul e nas unidades de Tubos de Ribeirão Pires, Sumaré e Timóteo, os trabalhos em busca certificação já estão em pleno andamento. Nas unidades da Argentina, Colômbia e Uruguai, o processo é conduzido por equipes locais. A expectativa é de que todas as unidades da Empresa conquistem a OHSAS 18001 até junho de 2011.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.