Revista Espaço

Mais duas!

Unidades de São Paulo e Campinas conquistam certificação em saúde e segurança

21

Campinas é uma das unidades certificadas na norma OHSAS 18001

Meses de trabalho focados na segurança garantiram às unidades de serviços da ArcelorMittal Inox Brasil em São Paulo e Campinas a certificação OHSAS 18001, norma que orienta as empresas a formularem políticas e metas relacionadas à segurança e à saúde ocupacional. A recomendação foi feita em junho pela ABS Quality Evaluations e, em um mês, a Empresa elaborou o plano de todas as ações. O processo foi finalizado com sucesso em julho.

Para se ajustar aos padrões exigidos pela norma, os empregados que integraram o grupo de trabalho passaram por treinamentos e receberam orientações teóricas e práticas de colegas da Usina de Timóteo, certificada em 2008. O conhecimento foi multiplicado entre as equipes, que se tornaram decisivas para a conquista. “O desafio foi grande, mas o nível de adesão, conscientização e de competência dos envolvidos foi decisivo nos locais onde ações relativas à saúde e segurança foram implementadas”, ressalta Almir Antônio Vieira, engenheiro de Segurança da ArcelorMittal Inox Brasil.

Durante o ano, foram realizadas auditorias internas. “O sistema está bem estruturado, mas sempre existe espaço para o amadurecimento e o aprimoramento das ações. Por isso, o comprometimento de todos é tão importante”, reforça Almir. Para ele, a certificação é uma maneira de comprovar a preocupação da Empresa com a segurança e a saúde de seus empregados. “Sempre trabalhamos com foco na qualidade de vida. A diferença é que passamos a adotar métodos de gestão mais eficazes e que já estão bem assimilados nessas unidades”, ressalta.

Manutenção

O desafio agora é buscar a melhoria contínua. A certificação é válida por três anos, mas a cada seis meses são realizadas auditorias de manutenção. “Manter o certificado é tão desafiador quanto obtê- lo. Devemos aprimorar a cada dia e fazer com que a certificação se transforme em um processo natural de gestão da Saúde e Segurança das unidades”, enfatiza Almir.

No Centro de Serviços de Caxias do Sul e nas unidades de Tubos de Ribeirão Pires, Sumaré e Timóteo, os trabalhos em busca certificação já estão em pleno andamento. Nas unidades da Argentina, Colômbia e Uruguai, o processo é conduzido por equipes locais. A expectativa é de que todas as unidades da Empresa conquistem a OHSAS 18001 até junho de 2011.

Compartilhar: