Revista Espaço

Ligada ao mercado

Principal fornecedora do aço inox 317L do país, a ArcelorMittal Inox Brasil participará da construção do maior Complexo Petroquímico da Petrobras

5

Maquete do Comperj: maior complexo Petroquímico da Petrobras contará com inox ArcelorMittal Inox Brasil

A indústria petroquímica está em expansão no Brasil. Prova disso é a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), considerado pela Petrobras um dos seus principais empreendimentos. Localizado em Itaboraí (RJ) e previsto para entrar em operação a partir de 2013, o Comperj será formado por uma refinaria de petróleo e unidades geradoras de produtos petroquímicos. Seu objetivo é aumentar a capacidade de refino de petróleo e a produção de derivados do país.

Atenta ao cenário de crescimento dos investimentos neste setor, a ArcelorMittal Inox Brasil, desde 2009, investe na produção de aços inoxidáveis específicos para as necessidades da indústria petroquímica. Esse tipo de indústria demanda materiais altamente resistentes à corrosão, devido às condições agressivas do meio. O aço inox 317L, por exemplo, é especificado em aplicações em que há acidez naftênica. Ele possui em sua composição química 18% de Cromo, 11% de Níquel e 3% de Molibdênio.

No caso do Comperj, a ArcelorMittal Inox Brasil e a ArcelorMittal Ribeirão Pires forneceram chapas e tubos para a CBC Indústrias Pesadas, que os utilizará na fabricação de trocadores de calor. Esses equipamentos são responsáveis por elevar a temperatura e manter o aquecimento do petróleo durante o refino.

Segundo Roberto Fantinatti, comprador do Departamento de Suprimentos e Materiais da CBC, a iniciativa da ArcelorMittal deve ser reconhecida. “A CBC sempre deu prioridade aos fornecedores nacionais, mas antes só encontrávamos essa modalidade de aço no exterior. Estamos satisfeitos com o fornecimento”, enfatiza.

De acordo com Danilo Monjardim, analista de Negócios da ArcelorMittal Inox Brasil, a capacidade da Empresa em fornecer uma solução completa, com chapas e tubos, constitui um grande benefício para os fabricantes de equipamentos brasileiros. “Para o fornecimento de tubos, contamos com a ArcelorMittal Ribeirão Pires, nossa parceira para oferecer um produto de qualidade ao mercado”, afirma.

Compartilhar: