Revista Espaço

Educação

Jovens empreendedores

Montar uma empresa não é tarefa fácil. É preciso ter capital, saber identificar oportunidades e conhecer o mercado e a legislação. Em quatro escolas de Timóteo, duas estaduais e duas particulares, alunos do 2º ano do Ensino Médio têm aprendido na prática como administrar um negócio. Eles participam do programa Miniempresa, da Junior Achievement de Minas Gerais(A Junior Achievement é uma associação sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos, em 1919, que encontrou apoio em empresas de todo o mundo para desenvolver o espírito empreendedor de jovens em período escolar, por meio de programas educativos.) em parceria com a Fundação ArcelorMittal Acesita.

36

Jovens aprendem com empregados da ArcelorMittal Inox Brasil como montar e administrar um negócio

Desde abril, empregados voluntários da ArcelorMittal Inox Brasil ministram aulas semanais, no total de 15 encontros. Os estudantes aprendem conceitos de finanças, recursos humanos, produção e marketing. A cada rodada, uma nova experiência é transmitida pelos profissionais e possibilita aos participantes ampliarem conhecimentos fundamentais para o futuro. “Eles passam a ter outra visão do mercado de trabalho e mudam de postura a partir dessa experiência”, afirma Marilene de Lucca Siqueira, gerente de Educação e Cultura da Fundação.

O resultado dos estudos se concretiza dentro do próprio programa: cada grupo recebe orientações e monta uma miniempresa, monitorada pela Fundação. Nesta edição, surgiram empresas de velas, sacolas ecológicas, chaveiros e canecos. Os recursos para dar início à produção foram obtidos com a venda de ações, que retornam aos investidores no final do programa. Em setembro, os alunos e pais participam de uma cerimônia de certificação da conclusão do programa.

Compartilhar: