Revista Espaço

Educação

Jovens empreendedores

Montar uma empresa não é tarefa fácil. É preciso ter capital, saber identificar oportunidades e conhecer o mercado e a legislação. Em quatro escolas de Timóteo, duas estaduais e duas particulares, alunos do 2º ano do Ensino Médio têm aprendido na prática como administrar um negócio. Eles participam do programa Miniempresa, da Junior Achievement de Minas Gerais(A Junior Achievement é uma associação sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos, em 1919, que encontrou apoio em empresas de todo o mundo para desenvolver o espírito empreendedor de jovens em período escolar, por meio de programas educativos.) em parceria com a Fundação ArcelorMittal Acesita.

36

Jovens aprendem com empregados da ArcelorMittal Inox Brasil como montar e administrar um negócio

Desde abril, empregados voluntários da ArcelorMittal Inox Brasil ministram aulas semanais, no total de 15 encontros. Os estudantes aprendem conceitos de finanças, recursos humanos, produção e marketing. A cada rodada, uma nova experiência é transmitida pelos profissionais e possibilita aos participantes ampliarem conhecimentos fundamentais para o futuro. “Eles passam a ter outra visão do mercado de trabalho e mudam de postura a partir dessa experiência”, afirma Marilene de Lucca Siqueira, gerente de Educação e Cultura da Fundação.

O resultado dos estudos se concretiza dentro do próprio programa: cada grupo recebe orientações e monta uma miniempresa, monitorada pela Fundação. Nesta edição, surgiram empresas de velas, sacolas ecológicas, chaveiros e canecos. Os recursos para dar início à produção foram obtidos com a venda de ações, que retornam aos investidores no final do programa. Em setembro, os alunos e pais participam de uma cerimônia de certificação da conclusão do programa.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.