Revista Espaço

Aventura na floresta

Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós se consagra como um dos eventos mais esperados de Timóteo41

Já são 19 edições. Há mais de uma década, o Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós faz parte do calendário dos timotenses. Mais que promover lazer e recreação gratuitos, o evento organizado pela Fundação ArcelorMittal Acesita estimula o conhecimento e a compreensão sobre a relação do homem com o espaço natural e a ampliação da consciência ambiental. O local destinado às atividades não poderia ser mais propício: uma reserva de 989 hectares de Mata Atlântica que forma o Centro de Educação Ambiental – Oikós.

Na última edição, realizada de 28 a 31 de julho, mais de 12 mil pessoas participaram do evento, um recorde de público. As novidades deste ano ficaram por conta da mostra ambiental e a Gincana da ArcelorMittal. Na competição, os visitantes respondiam perguntas sobre as ações ambientais da ArcelorMittal Inox Brasil e recebiam brindes a cada resposta correta.

Atrações sempre esperadas, como a caminhada ecológica pelas trilhas, o Espaço dos Brinquedos, apresentações teatrais e exposição ambiental, fizeram a alegria dos participantes. Os mais ousados ainda puderam encarar esportes de aventura como rapel, tirolesa e arvorismo.

Mas se enganam aqueles que pensam que o Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós é voltado apenas o público mais jovem. Adultos e idosos tiveram à disposição o Espaço Zen – com atividades de relaxamento como automassagem, antiestresse e Thai Chi Chuan –, e oficinas de artesanato em jornal, dança afro, percussão e dobraduras. “O evento já faz parte do calendário da cidade. É uma importante forma que encontramos, quando do fim das férias escolares de julho, para despertar a atenção das pessoas para a educação ambiental e o uso consciente de espaços e recursos naturais”, explica Venilson Araújo Vitorino, diretor Administrativo da Fundação ArcelorMittal Acesita.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.