Revista Espaço

Aventura na floresta

Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós se consagra como um dos eventos mais esperados de Timóteo41

Já são 19 edições. Há mais de uma década, o Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós faz parte do calendário dos timotenses. Mais que promover lazer e recreação gratuitos, o evento organizado pela Fundação ArcelorMittal Acesita estimula o conhecimento e a compreensão sobre a relação do homem com o espaço natural e a ampliação da consciência ambiental. O local destinado às atividades não poderia ser mais propício: uma reserva de 989 hectares de Mata Atlântica que forma o Centro de Educação Ambiental – Oikós.

Na última edição, realizada de 28 a 31 de julho, mais de 12 mil pessoas participaram do evento, um recorde de público. As novidades deste ano ficaram por conta da mostra ambiental e a Gincana da ArcelorMittal. Na competição, os visitantes respondiam perguntas sobre as ações ambientais da ArcelorMittal Inox Brasil e recebiam brindes a cada resposta correta.

Atrações sempre esperadas, como a caminhada ecológica pelas trilhas, o Espaço dos Brinquedos, apresentações teatrais e exposição ambiental, fizeram a alegria dos participantes. Os mais ousados ainda puderam encarar esportes de aventura como rapel, tirolesa e arvorismo.

Mas se enganam aqueles que pensam que o Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós é voltado apenas o público mais jovem. Adultos e idosos tiveram à disposição o Espaço Zen – com atividades de relaxamento como automassagem, antiestresse e Thai Chi Chuan –, e oficinas de artesanato em jornal, dança afro, percussão e dobraduras. “O evento já faz parte do calendário da cidade. É uma importante forma que encontramos, quando do fim das férias escolares de julho, para despertar a atenção das pessoas para a educação ambiental e o uso consciente de espaços e recursos naturais”, explica Venilson Araújo Vitorino, diretor Administrativo da Fundação ArcelorMittal Acesita.

Compartilhar: