Revista Espaço

Promover a diversidade é ser ArcelorMittal

Empresa lança Política de Diversidade e Inclusão20

Respeitar as diferenças sempre foi um compromisso da ArcelorMittal Inox Brasil. Afinal, a Empresa está presente em quatro estados brasileiros, além da Argentina, Uruguai e Colômbia, e conta com cerca de 3.700 empregados. Isso significa deparar-se, diariamente, com grande diversidade cultural, linguística, física e social.

Desdobrando as ações do Grupo ArcelorMittal, a Empresa lançou a Política de Diversidade e Inclusão. O objetivo é construir um ambiente de trabalho que revele a originalidade e o talento dos empregados e permita a todos participar ativamente. “A natureza é mais bela e rica quando tem diversidade. As empresas também têm um melhor desempenho quando envolvidas em um ambiente de maior diversidade. Ser diverso é contar com uma grande riqueza de ideias, pontos de vista e experiências. Embora seja um desafio, pois exige sabedoria e maturidade para conviver com diferenças, é uma grande oportunidade de aprender e desenvolver novas formas de atuação, tomar decisões com mais qualidade e melhorar o desempenho individual e das equipes”, ressalta Ilder Camargo, gerente geral de Recursos Humanos da ArcelorMittal Inox Brasil.19

Para orientar melhor os empregados, uma cartilha sobre o tema foi distribuída no Dia Mundial da Diversidade Cultural, celebrado em maio. O material traz capítulos sobre civilidade e inclusão, programas internos, orientações sobre como lidar com diversos tipos de deficiência e a Política de Diversidade e Inclusão da ArcelorMittal na íntegra. Cartazes com personagens também foram espalhados pela Empresa para mostrar que pessoas diferentes podem atuar juntas e trocar experiências profissionais.

Na prática

Na ArcelorMittal Inox Brasil, diversas frentes de valorização das diferenças já fazem parte da rotina. Além de não discriminar credo, raça ou gênero na contratação de novos profissionais, a Empresa mantém, em parceria com o Senai, o Programa de Aprendizagem Industrial para Pessoas com Deficiência. O objetivo é promover a inclusão social e o convívio com a diversidade, oferecendo acesso à formação e futuras oportunidades para pessoas com deficiência. A iniciativa auxilia na mudança de comportamentos e facilita o entendimento sobre as relações entre todas as pessoas.

A Empresa também reserva 20% das vagas do Programa Aprendiz de Ofício para mulheres, antes exclusivo para alunos do sexo masculino. O programa prepara jovens para atuar nas áreas de mecânica e eletroeletrônica e funciona como porta de entrada na Empresa para a mão de obra operacional.

Compartilhar: