Revista Espaço

Interação produtiva

Parceria com empresas do Grupo na República Tcheca contribuem para aprimorar o negócio

8

Engenheiros da ArcelorMittal Inox Brasil estiveram na República Tcheca, em visita técnica à ArcelorMittal Ostrava

A ArcelorMittal Inox Brasil está exportando know how para a República Tcheca. Depois da visita técnica feita pela equipe de trabalho da ArcelorMittal Inox Brasil formada por engenheiros da gerência de Laminação a Quente, até o final do ano representantes da ArcelorMittal Ostrava visitarão Timóteo para conhecer os processos de produção da Usina. O objetivo é otimizar as práticas adotadas na planta européia, especialista em bens como bobina, chapas e laminados a quente, e torná-la ainda mais produtiva. Aspectos como desempenho, qualidade, produção e possibilidade de investimentos foram analisados pela equipe de trabalho da ArcelorMittal Inox Brasil. De acordo com Fausto Vilela, engenheiro assistente da Laminação a Quente, a Empresa está provendo uma consultoria à unidade da República Tcheca. “A visita à Timóteo faz parte de um processo que vem sendo desenvolvido desde o fim de 2009”, revela. A equipe brasileira estima que a planta estrangeira tenha capacidade de redução no custo de produção anual de 5,5 milhões de euros.

Laminação a frio

9

Equipe da ArcelorMittal Fridek Mistek esteve na Usina, em Timóteo

Duas únicas empresas do grupo ArcelorMittal detentoras da tecnologia de laminação a frio de aços elétricos grão orientado (GO), ArcelorMittal Fridek Mistek e ArcelorMittal Inox Brasil também iniciaram uma cooperação técnica em busca de melhores práticas e do fortalecimento de tecnologias. O trabalho teve início em novembro, quando a ArcelorMittal Fridek Mistek solicitou apoio em um projeto de melhoria da qualidade do revestimento em seu processo produtivo.

A interação gerou a oportunidade de troca de informações e o início de um processo comparativo por meio de uma ferramenta do Grupo, o GTB – Global Technical Benchmark. “Identificamos diversas práticas que já podem ser utilizadas por ambas as empresas e tantas outras melhorias potenciais a serem estudadas”, lembra Paulo César Glerian, assistente técnico da Metalurgia de Aços.

Este ano, a ArcelorMittal Inox Brasil recebeu a equipe técnica da Fridek Mistek para tratar de informações sobre qualidade do produto, redução de custos, desempenho de equipamentos e padrão técnico-operacional. Para a continuidade do trabalho, estão previstas missões semestrais, ora no Brasil, ora na República Tcheca. “A parceria proporcionará melhorias do produto GO para os clientes de todo Grupo ArcelorMittal”, reforça o engenheiro de Processo Riva Ultimo Moreira.

Pesquisadora, Carolina Cesconetto Silveira avalia o projeto como um desafio grande, mas totalmente possível. “O processo produtivo da ArcelorMittal Fridek Mistek é diferente do que utilizamos para a fabricação do GO na Usina. Entretanto, estamos muito confiantes, pois o Centro de Pesquisa é muito bem equipado e contamos com profissionais competentes”, ressalta.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.