Revista Espaço

Editorial

Caro(a) leitor(a),

1

Paulo Magalhães
Presidente da ArcelorMittal Inox Brasil

O compromisso da ArcelorMittal Inox Brasil de transformar o amanhã atinge todas as frentes do nosso negócio. Uma iniciativa tomada há 15 anos reflete bem o nosso objetivo de valorizar as pessoas e garantir a satisfação e o bem-estar de todos. A Acesita Previdência Privada (Aceprev) foi criada atendendo a um desejo dos próprios empregados, cujo plano foi concebido dentro da realidade da empresa, figurando hoje entre os cem melhores do país, o que orgulha a todos nós. Com adesão de 99,9% do quadro, a Aceprev é sinônimo de rentabilidade, sempre acima das metas propostas, contando com o aporte da ArcelorMittal Inox Brasil, que contribui para o plano com valores equivalentes ao investido pelos empregados. É um benefício de longo prazo para garantir um padrão de vida confortável e seguro no futuro.

Construir o amanhã é, acima de tudo, cuidar para que nossas atividades se desenvolvam em harmonia com o meio ambiente. Do uso responsável dos recursos a projetos ambientais inovadores, trabalhamos de forma a construir um legado positivo para as gerações futuras, equilibrando os aspectos econômicos, sociais e ambientais de forma a gerar valor de longo prazo para acionistas, empregados e sociedade.

Temos muito a refletir sobre o que e como estamos fazendo. Mais que atuar em conformidade com a legislação ambiental, buscamos melhorias contínuas que nos levam a superar progressivamente padrões internacionais em gestão de meio ambiente. A Empresa busca o crescimento, mas de nada adiantará se ele não for sustentável e não beneficiar a sociedade.

Boa leitura!


Pílulas

Novembro tem Congresso do Aço Inoxidável

A ArcelorMittal Inox Brasil patrocina o grande encontro da indústria do aço inox, em novembro, em São Paulo: a Feinox – Feira de Tecnologia de Transformação do Aço Inoxidável. A Empresa estará presente na quarta edição do evento com a participação da ArcelorMittal Inox Brasil, ArcelorMittal Inox Serviços e ArcelorMittal Inox Brasil Tubos, com um estande na rua principal.

Simultaneamente à Feira, acontecerá o CONINOX – Congresso do Aço Inoxidável, que apresentará fóruns de três dos principais setores consumidores do aço inoxidável: Arquitetura, Óleo e Gás e Agronegócio. Por meio de exposição e palestras de especialistas, o evento proporciona oportunidades de atualização nas áreas de tecnologia, desenvolvimento de novos produtos e aplicações, prestação de serviços e informações mercadológicas.

A Feinox e o CONINOX são realizados pelo Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável – Núcleo Inox e a visitação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site do evento: www.feinox.com.br

Confira a programação do CONINOX

  • 16 de novembro – Arquitetura
  • 17 de novembro – Óleo e Gás
  • 18 de novembro – Agronegócio

Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo

Em boa sintonia

1

Placas com boa planicidade, superfície limpa e identificação clara foram adquiridas da ArcelorMittal Tubarão

Uma oportunidade de negócio entre a ArcelorMittal Inox Brasil e a ArcelorMittal Tubarão comprovou a importância da sinergia entre unidades do Grupo. Para suprir uma redução localizada na oferta de aço baixo carbono P012K e P016N pela planta de Timóteo, a Empresa adquiriu 2.400 toneladas de placas da ArcelorMittal Tubarão para laminação a quente na Usina.

A experiência de negócio com a usina de Tubarão, considerada referência nesse segmento, proporcionou trocas tecnológicas importantes para a Empresa. “Foi uma grande oportunidade de avaliar uma possível complementação do nosso portfólio de produtos, reforçando nossa posição no segmento de mercado de aços carbono”, diz Marco Antônio Nunes, gerente geral de Aços Inox da ArcelorMittal Inox Brasil.

De acordo com Edson Rossi, coordenador da área de Metalurgia de Carbono, as placas obtiveram ótimo desempenho durante a laminação. “Para garantir a qualidade superficial, a ArcelorMittal Tubarão utiliza a escarfagem a quente, inclusive nas faces laterais. Além disso, o material tem boa planicidade e uniformidade”, relata.

Novas parcerias já estão em andamento. “Em decorrência do sucesso dessa primeira experiência, já estamos em processo de aquisição de um novo lote de dez mil toneladas de placas para entrega ainda no decorrer de 2010”, conta Marco Antônio.


Tá na mão

2

Utilizadas em quase todas as atividades exercidas durante o dia, as mãos acabam sendo constantemente alvo de alguns riscos. Os ferimentos nessa parte do corpo representam a maioria dos acidentes incapacitantes que ocorrem em empresas no Brasil. Na ArcelorMittal Inox Brasil, a situação também preocupa. A análise dos resultados de 2009 mostrou que 48% dos acidentes registrados na Empresa envolveram os membros superiores.

Para ajudar a mudar esse quadro, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) montou um grupo de trabalho e, em conjunto com a área de Saúde e Segurança, lançou a campanha Tá na Mão. “O objetivo é envolver a todos em busca da mudança de comportamento e melhoria de algumas condições de trabalho”, pontua Willy Schuwarten, gerente de Operação da Laminação a Quente.

Alinhada à metodologia Jornada pelo Zero, foram promovidas reuniões com as equipes nas áreas sobre a importância das mãos e as dificuldades de reabilitação. Todos os participantes foram desafiados a analisarem suas atividades e mapearem os principais perigos para os membros superiores. “Levantamos quase dois mil pontos de atenção e já estamos trabalhando em ações junto à gestão das áreas e também com o apoio dos grupos de CCQ. As não-conformidades que requerem grandes investimentos serão incluídas no planejamento do próximo ano”, informa Willy.

A iniciativa foi desenvolvida em Timóteo e divulgada em outras unidades da ArcelorMittal Inox Brasil, como Tubos e Serviços.


Expediente

Publicação da ArcelorMittal Inox Brasil • Presidente: Paulo Magalhães • Diretor de Transformação e Distribuição: Paulo Magalhães (Interino) • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Diretor de Produção: Clênio Guimarães • Diretor Técnico: Frédéric Midy • Diretor Financeiro: David Veysset • Conselho Editorial: Anfilófio Salles Martins, Cláudia Iacopini, Cristiane Machado, Edna Leite Silva, Marilene de Lucca Siqueira, Marina de Lucca Siqueira, Natasha Arnold, Neide Barbosa Morais, Reginaldo Pinto Barbosa, Renato Furtado, Selma Martins, Thiago Vinícius de Oliveira Barbosa • Endereço da Empresa: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte, MG • Tiragem: 10 mil exemplares • Coordenação Editorial: Marina de Lucca Siqueira • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comunicação • Reportagem e Redação: Juliana Xavier (MG 11627) • Editoração: AVI Design • Foto de capa: Edmar Silva • Revisão: Marina de Lucca Siqueira• E-mails para contato: inox.comunicacaousina@arcelormittal.com.br, inox.fundacao@arcelormittal.com.br, inox.marketinox@arcelormittal.com.br.

Compartilhar: