Revista Espaço

Cultura

Arte em páginas

Como forma de incentivar a cultura, a ArcelorMittal Inox Brasil, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, patrocinou livros de dois importantes artistas mineiros, através da Lei Rouanet:

Em Declaração de Bens, o artista, poeta e crítico de arte, Márcio Sampaio, comemora seus 50 anos de produção artística e publica o resultado da exposição itinerante Márcio Sampaio: Ofício da Arte, Ofício de Vida. São 200 obras reunidas no livro que conta com prefácio assinado pelo presidente da ArcelorMittal Inox Brasil, Paulo Magalhães. A exposição foi inaugurada na galeria do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e posteriormente na Fundação ArcelorMittal Acesita. Depois seguiu para Itabira e Ouro Preto. “Obtive boa acolhida por parte da Empresa, que viabilizou a realização da exposição e a produção do livro, cuja repercussão tem sido positiva”, declara.


24

Outro beneficiado pelo patrocínio da ArcelorMittal Inox Brasil é o arquiteto Marcos Anthony. A publicação, que leva o nome do artista, divulga os trabalhos em óleo e acrílico sobre tela e óleo sobre terra com malacacheta.

Outros trabalhos do artista já fazem parte de livros coletivos. “Como nesses casos o espaço é limitado, surgiu a ideia de lançar um livro individual”, conta Marcos. As pinturas selecionadas foram produzidas de 2003 a 2008, e os últimos dois anos foram dedicados à preparação do projeto. O lançamento aconteceu no dia 3 de julho, na Fundação ArcelorMittal Acesita.

 


Cotidiano em fotos

Arquitetura, economia, geografia e cultura. Nenhum aspecto passou despercebido ao olhar dos seis fotógrafos da região do Vale do Aço que participaram da exposição “Olhar Timóteo”, em homenagem ao aniversário de 46 anos da cidade. Patrocinada pela Fundação ArcelorMittal Acesita, a mostra contou com 120 fotos. As imagens de bairros, praças, eventos, monumentos e paisagens retrataram o cotidiano e a essência do timotense.

23

Visitantes puderam conferir na exposição as diversas faces de Timóteo

“Descobrir uma forma diferente de olhar a cidade foi gratificante. Normalmente, passamos apressados e nem percebemos a beleza de Timóteo. Tentei mostrar o lado tradicional da cidade, com suas igrejas e monumentos, e a ArcelorMittal Inox Brasil, com sua alta tecnologia de produção e cuidado com a reserva ambiental Oikós”, conta Edmar Silva, um dos fotógrafos da exposição.

De acordo com Marilene de Lucca Siqueira, gerente de Educação e Cultura da Fundação ArcelorMittal Acesita, comemorar o aniversário de Timóteo é também reafirmar o compromisso da Empresa com a cidade. “Os timotenses nos acolhem e buscamos retribuir, ajudando a promover o desenvolvimento social, cultural, educacional e ambiental do município”, diz.

 

 

Compartilhar: