Revista Espaço

Para fazer diferença

Não existe hora marcada para a solidariedade

19

Reginaldo garante que existem formas simples de ajudar a quem precisa

O Programa de Voluntariado da ArcelorMittal Inox Brasil está comemorando dez anos. Por meio de diversas frentes, empregados, familiares e pessoas da comunidade têm a oportunidade de atuar de forma organizada, doando tempo, compartilhando experiências e conhecimento. Hoje, são mais de 700 voluntários cadastrados no banco de dados da Empresa.

Muita gente aproveita para participar das grandes mobilizações que acontecem a cada ano, como Arraia D´Ajuda Mobilização Jovem, Gincana Solidária e Dia V. “O processo é participativo e dinâmico. Desde o planejamento, buscamos sempre inovar nas ações. A experiência possibilita a humanização das relações na comunidade e no espaço interno da Empresa, pela valorização da diversidade e pela participação dos empregados na transferência de conhecimentos e metodologias empresariais para o campo social”, explica Vera Lúcia Antunes, coordenadora de projetos da Fundação ArcelorMittal Acesita.

CCQ Social, Programa Miniempresa e Construindo o Saber são só mais alguns exemplos de projetos e ações que levaram a Empresa a ser considerada referência em iniciativas afins no Grupo ArcelorMittal. “Além dos benefícios para a entidade, o voluntariado é importante para que mais pessoas conheçam nosso trabalho e se sensibilizem. Após o primeiro contato, muita gente passa a ajudar de forma independente. É como uma semente que se planta”, relata Rosângela Andrade Araújo, gerente administrativa do Lar das Meninas Jesus de Nazaré, reformado por voluntários no último Dia V.

Para participar, basta se cadastrar na central de voluntários da Fundação ArcelorMittal Acesita, informando sua disponibilidade. “Às vezes, a pessoa não sabe como ajudar e pode contribuir com seu próprio conhecimento. Sempre reafirmo que o trabalho é voluntário, mas a responsabilidade, não. Compromisso é essencial”, ressalta Reginaldo Pinto Barbosa, assistente técnico da gerência geral de Inox.

Compartilhar: