Revista Espaço

Indiscutivelmente saudável

ArcelorMittal Inox Brasil obtém resultado expressivo em pesquisa que mapeou as condições de saúde dos empregados

14

Os exames realizados pelo programa Indústria Saudável forneceram à Empresa dados que permitirão atuação ainda mais efetiva na prevenção a doenças

Está comprovado: quando o assunto é saúde, a ArcelorMittal Inox Brasil é referência para a indústria brasileira. Os resultados da pesquisa realizada pelo Programa Indústria Saudável(Realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o programa avalia as condições de saúde e estilo de vida dos empregados. A pesquisa, realizada entre julho e setembro do ano passado em Timóteo, forneceu um ‘raio x’ da organização.) com 2.585 empregados da ArcelorMittal Timóteo não deixam dúvidas. A Empresa obteve médias excelentes diante dos índices nacionais.

De acordo com Ricardo Galli, coordenador de Saúde Ocupacional, o bom desempenho na pesquisa se deve aos investimentos contínuos da ArcelorMittal Inox Brasil na área. São exemplos os check-ups de aniversário e executivo, o programa de medicina preventiva, a ginástica laboral e as campanhas de vacinação e conscientização. “Os números demonstram o comprometimento da Empresa, que considera a saúde dos empregados como um valor”.

Apenas 13% dos participantes relataram ter faltado ao trabalho no último ano por problemas de saúde. A média nacional das empresas é de quase 30%. Os números são ainda mais expressivos no quesito plano de saúde. Na ArcelorMittal Timóteo, apenas 0,5% do quadro – referente aos aprendizes -, não possui o benefício. Na indústria brasileira o índice chega a 44%.

A pesquisa pode ser considerada um retrato fiel das condições de saúde dos empregados, já que contou com a participação de mais de 98% do efetivo de Timóteo.

Alguns índices

13


Pontos de atenção

Sobrepeso e hipertensão, embora com índices dentro da média nacional, foram apontadas pelo estudo como as principais doenças crônicas entre os empregados da ArcelorMittal Timóteo. Esse resultado permitiu o desenvolvimento de um programa de gerenciamento de grupos de risco. “Tivemos acesso a informações importantes que nos permitirão subsidiar ações de promoção da saúde e da qualidade de vida para os empregados”, relata Ricardo.

A expectativa é que o Programa Indústria Saudável seja levado para todas as unidades da Empresa sediadas no Brasil, além da planta de Timóteo.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.