Revista Espaço

Indiscutivelmente saudável

ArcelorMittal Inox Brasil obtém resultado expressivo em pesquisa que mapeou as condições de saúde dos empregados

14

Os exames realizados pelo programa Indústria Saudável forneceram à Empresa dados que permitirão atuação ainda mais efetiva na prevenção a doenças

Está comprovado: quando o assunto é saúde, a ArcelorMittal Inox Brasil é referência para a indústria brasileira. Os resultados da pesquisa realizada pelo Programa Indústria Saudável(Realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o programa avalia as condições de saúde e estilo de vida dos empregados. A pesquisa, realizada entre julho e setembro do ano passado em Timóteo, forneceu um ‘raio x’ da organização.) com 2.585 empregados da ArcelorMittal Timóteo não deixam dúvidas. A Empresa obteve médias excelentes diante dos índices nacionais.

De acordo com Ricardo Galli, coordenador de Saúde Ocupacional, o bom desempenho na pesquisa se deve aos investimentos contínuos da ArcelorMittal Inox Brasil na área. São exemplos os check-ups de aniversário e executivo, o programa de medicina preventiva, a ginástica laboral e as campanhas de vacinação e conscientização. “Os números demonstram o comprometimento da Empresa, que considera a saúde dos empregados como um valor”.

Apenas 13% dos participantes relataram ter faltado ao trabalho no último ano por problemas de saúde. A média nacional das empresas é de quase 30%. Os números são ainda mais expressivos no quesito plano de saúde. Na ArcelorMittal Timóteo, apenas 0,5% do quadro – referente aos aprendizes -, não possui o benefício. Na indústria brasileira o índice chega a 44%.

A pesquisa pode ser considerada um retrato fiel das condições de saúde dos empregados, já que contou com a participação de mais de 98% do efetivo de Timóteo.

Alguns índices

13


Pontos de atenção

Sobrepeso e hipertensão, embora com índices dentro da média nacional, foram apontadas pelo estudo como as principais doenças crônicas entre os empregados da ArcelorMittal Timóteo. Esse resultado permitiu o desenvolvimento de um programa de gerenciamento de grupos de risco. “Tivemos acesso a informações importantes que nos permitirão subsidiar ações de promoção da saúde e da qualidade de vida para os empregados”, relata Ricardo.

A expectativa é que o Programa Indústria Saudável seja levado para todas as unidades da Empresa sediadas no Brasil, além da planta de Timóteo.

Compartilhar: