Revista Espaço

Fundo para o bem

Parceria com RedEAméricA viabiliza projeto de qualificação profissional em Timóteo e construção de centro comunitário no Vale do Jequitinhonha

18

Dos dez projetos aprovados em fevereiro pela RedEAméricA para receber recursos da Inter-American Foundation (lAF) e do Fundo Brasil, dois foram apresentados pela Fundação ArcelorMittal Acesita: Qualifica e Espaço Comunitário Forquilha. A Fundação participa dos projetos com assessoria técnica e destinação de recursos financeiros para a composição do Fundo Brasil. “Trata-se de uma parceria muito importante não apenas pela aplicação de recursos financeiros, mas também pelo rico intercâmbio de experiências entre as instituições que trabalham com foco no desenvolvimento de base”, comenta Salete Silva, coordenadora de projetos da área de Promoção Social da Fundação ArcelorMittal Acesita.

Qualifica

O Projeto Qualifica será executado pelo Instituto do Inox. Ele tem o objetivo de contribuir para a geração de trabalho e renda por meio da capacitação profissional de jovens moradores de Timóteo. Além da promoção de treinamentos profissionais alinhados às demandas das empresas locais, serão criadas ferramentas para auxiliar a inserção dos beneficiados no mercado de trabalho.

Espaço Comunitário Forquilha

17

Comunidade de Minas Novas no local onde será construído o Espaço Comunitário Forquilha

Já a construção do Espaço Comunitário Forquilha, voltado para a comunidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, busca estimular o estabelecimento de políticas públicas e programas intersetoriais que aumentem as oportunidades de acesso aos bens socioculturais.

O Grupo Boa Fé Comunidade Forquilha é uma associação comunitária que nasceu em 1983 e atualmente conta com 42 associados.

Também são objetivos do projeto articular convênios com órgãos públicos e parcerias com instituições não-governamentais; adequar espaço físico para realização de oficinas educativas e de qualificação profissional, conferências e outros eventos; e estruturar um programa de qualificação profissional nas áreas potenciais de desenvolvimento da comunidade.

Compartilhar: