Revista Espaço

Editorial

Caro(a) leitor(a),

1

Paulo Magalhães
Presidente da ArcelorMittal Inox Brasil

Uma das principais características da ArcelorMittal Inox Brasil, nesta trajetória de mais de 65 anos, é a nossa capacidade de inovação e de criação de oportunidades de negócios. Podemos dizer, com o orgulho de quem faz resultados, que essa marca está gravada no nosso DNA e que, graças a ela, alcançamos a condição de referência no mercado em que atuamos.

Esta edição da Revista Espaço traz alguns exemplos que confirmam tal vocação. É o caso do desenvolvimento de aços Silício Grão Não Orientado (GNO) para tração elétrica em carros híbridos-elétricos (leia nas páginas 8 e 9), que já estão sendo testados por montadoras do exterior. De novo, a Empresa saiu na frente.

Neste número, temos um resumo do que foi o Congresso Brasileiro do Aço, que apresentou um panorama das principais tendências da siderurgia mundial, no mês passado, em São Paulo. Tivemos a honra de receber o Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, e o CEO do nosso Grupo, Sr. Lakshmi Mittal.

Junto com o Congresso Brasileiro do Aço aconteceu também a ExpoAço, que teve como ponto alto a Vila do Aço. O espaço simulou diversas aplicações do material, inclusive de nossos produtos, que brilharam em soluções para coberturas, fachadas, mobiliário urbano, guardacorpos, entre outras aplicações. Outra evidência de que a ArcelorMittal Inox Brasil não se cansa de buscar novas aplicações para os aços inoxidáveis aparece na página 3, que traz matéria sobre o handbook lançado em parceria com outras unidades do Grupo.

Inovar, renovar e surpreender é o que o mercado espera de nós. É assim que trabalhamos. É assim que tornamos a indústria do aço cada vez mais sustentável. É assim que transformamos o amanhã.

Boa leitura!


Pílulas

Pequenas notáveis

1

Além de modernas, as pastilhas de inox são duráveis e práticas

O aço inoxidável acaba de dar mais um passo para a conquista do mercado de construção e decoração. A mais nova tendência na aplicação desse material são os revestimentos em forma de pastilha. O aço inox já era uma opção de revestimento para os arquitetos devido à praticidade e versatilidade. Com a comercialização em formatos compactos – quadrado ou triangular – o material é a nova aposta para decoração de interiores ou exteriores.

Além da grande durabilidade do material, a manutenção das pastilhas é bastante simples. Para limpar, basta utilizar água e detergente. De acordo com Rogério Gonçalves Marques, diretor executivo da empresa Mozaik, um dos principais clientes da ArcelorMittal Inox Brasil no segmento, é difícil imaginar outro material que responda tão bem às mais diversas técnicas de fabricação e acabamento, mantendo suas propriedades. “O inox pode ser facilmente cortado, estampado, soldado, colorido, gravado, polido ou escovado”, afirma.

As pastilhas são teladas e podem ser instaladas pelas mesmas técnicas utilizadas para pastilhas de vidro – argamassa e rejunte. As peças estão disponíveis em diversos acabamentos: polido, escovado, cetim, microtexturizado e colorido, além de personalizações obtidas por gravações químicas ou mecânicas. A linha completa dispõe ainda de filetes, listelos e faixas de inox.

Na vanguarda tecnológica

2

Em 2009, a ArcelorMittal Inox Brasil destacou-se na feira mundial

A ArcelorMittal Inox Brasil já reservou seu lugar em um dos mais importantes eventos voltados para equipamentos e componentes elétricos do mundo, a feira CWIEME Berlim 2010, promovida na capital Alemã, entre os dias 22 e 24 de junho. O estande da Empresa será compartilhado com outras seis unidades do grupo ArcelorMittal atuantes no setor. Paralelamente, a conferência técnica Inductica promoverá encontros entre pesquisadores e especialistas na área elétrica para a troca de experiências e divulgação de novas tecnologias.

“Será nossa quinta participação no evento, que reúne um público variado e de interesse para toda a cadeia da indústria eletroeletrônica, como siderúrgicas, fabricantes de motores elétricos, transformadores, núcleos de máquinas elétricas, fios de cobre e outras ligadas ao setor”, informa Rubens Takanohashi, assistente técnico de Aços Elétricos. Mais uma vez, a ArcelorMittal Inox Brasil foi convidada a compartilhar seu conhecimento com os demais participantes e apresentará o trabalho Aços elétricos de grão não-orientado (GNO) para aplicações em alta frequência.

Todos no mesmo time

3

Um catálogo com todo o portfólio de soluções em aço das unidades da ArcelorMittal sediadas no Brasil que atuam no setor de construção civil foi lançado em fevereiro. Das fundações aos acabamentos, a ArcelorMittal é a única siderúrgica brasileira capaz de oferecer produtos em aço para todas as etapas das obras.

Representada pelas diferentes aplicações do inox, a ArcelorMittal Inox Brasil aparece em 35 páginas com 25 soluções para revestimentos de fachadas e fechamentos externos, caixilhos e brises, coberturas, arquitetura de interiores, acessibilidade e mobiliário urbano, guarda-corpo, pisos e forros, e 10 aplicações com produtos perfilados: telhas, painéis termoacústicos e perfis estruturais. “Estamos apresentando o material em nossas visitas e o retorno dos clientes tem sido muito bom. O alcance das equipes comerciais foi ampliado por esse novo instrumento, uma vez que multiplicamos as possibilidades de divulgação por meio dos colegas de outras unidades”, observa Arlena Montesano, responsável pelo desenvolvimento de mercado de Construção Civil da ArcelorMittal Inox Brasil.

A publicação é fruto do trabalho de um grupo multidisciplinar criado em agosto de 2009 para identificar oportunidades comerciais e divulgar produtos para aplicação em diferentes projetos que devem preparar o Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O trabalho também envolve o desenvolvimento de uma base de dados compartilhada (portal copa e olimpíadas) e a elaboração de estratégia de comunicação conjunta para divulgar as soluções ArcelorMittal no segmento.


Expediente

Pu bli ca ção da ArcelorMittal Inox Brasil • Presidente: Paulo Magalhães Diretor de Transformação e Distribuição: Paulo Magalhães (Interino) • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire tor de Produção: Clênio Guimarães • Diretor Técnico: Frederic Midy • Diretor Financeiro: David Veysset • Conselho Editorial: Anfilófio Salles Martins, Cláudia Iacopini, Cristiane Machado, Guilherme Pimenta, Jamile Duarte, Lucimar Aparecida dos Reis Gomes, Lourdes Xavier, Marilene de Lucca Siqueira, Marina de Lucca Siqueira, Salete Silva Figueiredo, Venilson Araujo. • En de re ço da Empresa: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andar, Belo Horizonte, MG • Ti ra gem: 10 mil exem pla res • Coordenação Editorial: Guilherme Pimenta e Marina de Lucca Siqueira • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu nica ção • Reportagem e Redação: Raquel Coutinho (MG 09635JP) e Juliana Xavier (MG 11627) • Editoração: AVI Design • Capa: AVI DESIGN • Re vi são: Guilherme Pimenta • E- mails pa ra con ta to: inox.co mu ni ca caousina@arcelormittal.com.br, inox.fun da cao@arcelormittal.com.br, inox.marketinox@ arcelormittal.com.br.

Compartilhar: