Revista Espaço

Aprendizado na rede

Ferramenta para gerenciamento de projetos oferece praticidade a usuários, padroniza processos e resguarda conhecimento

12

Quando Irimar Novaes assumiu o gerenciamento do projeto Gás Natural, em fevereiro de 2009, ‘pegou o bastão’ das mãos de outro profissional que estava se aposentando. “Se fosse hoje, essa transferência de conhecimento seria bem mais simples e eficaz, pois contamos com a ferramenta Enterprise Project Management (EPM) para auxiliar no gerenciamento dos projetos”, constata Irimar. A solução EPM, desenvolvida pela Microsoft, vem sendo utilizada pela Engenharia há cerca de um ano para viabilizar a implantação da metodologia do PMI(Project Management Institute: instituição internacional sem fins lucrativos dedicada ao fomento da atividade de gerenciamento de projetos. Criada em 1969, na Pensilvânia (EUA), está presente em mais de 160 países. Reúne as melhores práticas utilizadas por empresas de todo o mundo, divididas em nove áreas de conhecimento: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.) em todos os seus projetos.

“Ferramenta e metodologia são indissociáveis. De nada adianta o profissional ter acesso ao EPM se não tiver uma base teórica para saber utilizá-lo adequadamente”, pontua o gerente da Engenharia de Projetos, Pedro Cirino da Silva Neto. Atualmente, 12 profissionais da área têm pósgraduação em Gerenciamento de Projetos – PMI, e outros dez iniciarão o curso ainda este ano. Segundo Pedro Cirino, um treinamento está sendo preparado para capacitar equipes de outras áreas da Empresa interessadas na metodologia do PMI.

11

Irimar Novaes aprova a EPM, ferramenta digital que auxilia no gerenciamento de projetos

Além da padronização, do gerenciamento e do compartilhamento de informações, o acesso via Intranet e internet, a confiabilidade, a segurança e a facilidade de uso e de integração com outros sistemas são vantagens do EPM destacadas pelo coordenador do Escritório de Projetos, Tarcísio Mendes de Assis. “A ferramenta também evita que você se perca na linha de trabalho, uma vez que, para avançar, é preciso passar por todas as etapas da metodologia”, acrescenta Irimar.

Ao alcance de um clique

Todo o arquivo físico da Engenharia foi digitalizado e disponibilizado no EPM. “Documentos que antes levavam horas ou dias para serem localizados, agora são encontrados em poucos minutos”, informa Tarcísio. A segurança do sistema tem diferentes níveis de controle, de acordo com o perfil do usuário.

Para cada projeto, é criado um espaço de trabalho que conta com biblioteca de documentos, lista de gerenciamento de riscos e questões, fórum de discussão e acompanhamento físico e financeiro. Além disso, o registro de lições aprendidas tem o objetivo de evitar a reincidência de erros e permitir que experiências de sucesso sejam replicadas.

“Planejamento é a essência de um projeto. Poder resgatar toda a sua memória é extremamente importante para o resultado final”, aponta Leonam Oliveira de Almeida, que utiliza o EPM no projeto liderado pela ArcelorMittal Inox Brasil para a instalação de uma usina de aços elétricos na China.

 

Compartilhar: