Revista Espaço

Visitantes ilustres

Executivos do GMB e do Segmento Inox visitam unidade de Timóteo e fazem reunião em São Paulo para avaliar resultados

4

Visitantes percorreram linha de produção da ArcelorMittal Timóteo

Uma visita às principais instalações da Unidade de Timóteo e reunião de avaliação dos rumos do negócio do segmento de aço inoxidável em São Paulo marcaram, em janeiro, a passagem pelo Brasil de alguns dos principais executivos da ArcelorMittal(Gonzalo Urquijo, integrante do Group Management Board (GMB), Jean-Yves Gilet, CEO do Segmento Stainless; Jean-Paul Rouffiac, CEO da ArcelorMittal Stainless Europe; Julien Burdeau, CEO Stainless & Nickel Alloys; Timoteo di Maulo, CEO Service Division Stainless Europa; Guillaume Bazetoux e Bernard Hebeisen, CFO e CTO, respectivamente, da ArcelorMittal Stainless Europe; Johanna van Sevenant, diretora de Recursos Humanos e Comunicação do Segmento Stainless; Pierre Orsoni, assistente executivo de Gonzalo Urquijo; e Edouard Rossignol, executivo de Estratégia e Desempenho do Segmento Stainless).

No dia 19, eles percorreram o Centro de Pesquisa, a Laminação a Quente, as Laminações a Frio de Aços Elétricos e de Inoxidáveis e o Alto-Forno 2. Neste último, Gonzalo Urquijo descerrou uma placa alusiva à aprovação dos investimentos para conversão do Alto-Forno 2 para carvão vegetal. Ele recebeu um troféu de agradecimento das mãos de Jean-Yves Gilet e do presidente da ArcelorMittal Inox Brasil, Paulo Magalhães.

Outro destaque da visita foi o encontro de Jean-Yves Gilet com os membros do Grupo CCQ Mega, vencedor do Challenge 2009, na categoria Imitação. “A imitação de boas práticas é uma maneira inteligente de acelerar o processo de melhoria”, lembrou Jean-Yves Gilet.

Ao fazer um balanço da visita, o presidente Paulo Magalhães agradeceu e elogiou o empenho das equipes envolvidas na organização: “Do nosso lado deixamos uma boa impressão e, mais importante, verdadeira, pois ela reflete o nosso real desempenho. Do lado dos nossos colegas europeus foram nítidas a boa percepção e a grande receptividade”.

Avaliação

No dia 20, o grupo esteve em São Paulo para uma rodada da Businees Review, reunião de avaliação dos resultados das quatro unidades de aços inoxidáveis: ArcelorMittal Inox Brasil, ArcelorMittal Stainless Europe, ArcelorMittal Nickel Alloys (ligas especiais) e ArcelorMittal Stainless International (rede de escritórios comerciais).

De acordo com o diretor Comercial da ArcelorMittal Inox Brasil, Frederico Ayres Lima, o impacto da crise sobre os resultados do segmento dominou as discussões. “Foi um ano difícil, mas se considerarmos o cenário que se desenhou nos primeiros meses de 2009, os resultados foram até melhores do que o imaginado”, disse.

A contribuição da ArcelorMittal Inox Brasil para minimizar os efeitos da crise no segmento de inoxidáveis também foi destacada. Segundo Frederico, a Empresa ampliou de 74 para 78% a sua participação no mercado brasileiro de aço inox e os novos produtos desenvolvidos representaram 10% do volume de vendas em 2009.

Compartilhar: