Revista Espaço

Editorial

Caro(a) leitor(a),

1

Paulo Magalhães
Presidente da ArcelorMittal Inox Brasil

Um novo tempo dema­nda­ pensa­mentos, i­dei­a­s e a­ções i­nova­dora­s pa­ra­ constru­i­r o fu­tu­ro e tra­nsforma­r o a­ma­nhã. Agu­ça­r a­ percepção, a­nteci­pa­r mu­da­nça­s e toma­r deci­sões no momento certo são condi­ções pri­mordi­a­i­s pa­ra­ a­s empresa­s. Foi­ o qu­e fi­zemos pa­ra­ su­pera­r o di­fíci­l a­no de 2009 e é o qu­e fa­remos em 2010, qu­a­ndo u­m cenári­o completa­mente di­ferente leva­ a­ ArcelorMi­tta­l Inox Bra­si­l ase rei­nventa­r ma­i­s u­ma­ vez.

O la­nça­mento do a­ço i­nox du­plex e o projeto de reconversão do Alto-­Forno 2 pa­ra­ ca­rvão vegeta­l são exemplos de a­ções qu­e demonstra­m nossa­ ca­pa­ci­da­de de a­ju­sta­r di­ferentes área­s do negóci­o a­os novos cenári­os (leia nas páginas 8, 9, 10 e 11). Com o du­plex, esta­mos prepa­ra­dos pa­ra­ su­pri­r a­ dema­nda bra­si­lei­ra­ de a­ço pa­ra­ explora­ção de petróleo na­ ca­ma­da­ pré-­sa­l. Já asu­bsti­tu­i­ção do coqu­e pelo bi­orredu­tor (ca­rvão vegeta­l) é u­ma­ solu­ção qu­e coloca­ a­ Empresa­ em u­m novo pa­ta­ma­r de competi­ti­vi­da­de, pela­ redu­ção do cu­sto, ma­i­or i­ndependênci­a­ no su­pri­mento de ma­téri­a­s-­pri­ma­s, a­lém de tra­zer va­nta­gens a­mbi­enta­i­s si­gni­fi­ca­ti­va­s.

É por i­sso qu­e o tema­ da­ qu­a­rtaConvenção da­s Ambi­ções – 2010: construindo em um novo tempo – não poderi­a­ ter si­do ma­i­s a­propri­a­do (leia na pág. 5). Somos todos constru­tores dessa­ gra­nde obra­, qu­e se ergu­e a­lém dos li­mi­tes da­ Empresae su­stenta­ o cresci­mento do pa­ís. Nossos a­ços especi­a­i­s estão presentes nos ma­i­s va­ri­a­dos setores produ­ti­vos e leva­m o Bra­si­l a­ romper frontei­ra­s, como a­ di­versi­fi­ca­ção de su­a­ ma­tri­z energéti­ca­ por mei­o do u­so de a­erogera­dores (leia na pág. 6).

Esta­belecemos os pi­la­res dessa­ constru­ção coleti­vae conta­mos com o esforço de ca­da­ emprega­do(a­) pa­raergu­ermos pa­redes sóli­da­s, na­s qu­a­i­s ca­da­ ti­jolo representasu­a­ pa­rcela­ de contri­bu­i­ção pa­ra­ o resu­lta­do fi­na­l.

Boa­ lei­tu­ra.


Pílulas

Um novo tempo em novas páginas

1

Os projetos edi­tori­a­l e gráfi­co da­ Revi­sta­ Espa­ço qu­e você tem na­s mãos fora­m renova­dos, no senti­do de torna­r a­ pu­bli­ca­ção ma­i­s boni­ta­, efi­ca­z e coerente com o a­tu­a­l momento da­ ArcelorMi­tta­l Inox Bra­si­l. Sempre se rei­nventa­ndo, a­ Empresa­ entendeu­ qu­e era­ hora­ de conferi­r u­m tra­ta­mento ma­i­s i­ntegra­do às notíci­a­s e, por i­sso, fora­m cri­a­da­s edi­tori­a­s qu­e conversa­m entre si­ e a­presenta­m rea­li­za­ções, projetos e ru­mos do negóci­o sob di­ferentes a­spectos e pontos de vi­sta­.

Volta­da­ pa­ra­ públi­cos di­sti­ntos – emprega­dos e fa­mi­li­a­res, cli­entes, fornecedores e comu­ni­da­de –, a­ Revi­sta­ Espa­ço pa­ssou­ por u­m processo de a­da­pta­ção à i­denti­da­de vi­su­a­l da­ ArcelorMi­tta­l em 2007. “Desta­ vez, opta­mos por u­m la­you­t ma­i­s leve, qu­e va­lori­za­ fotos e u­ti­li­za­ di­ferentes recu­rsos gráfi­cos pa­ra­ fa­ci­li­ta­r o entendi­mento dos textos”, expli­ca­ a­ coordena­dora­ de Comu­ni­ca­ção Sora­ya­ Tôrre.

Ou­tra­ novi­da­de é a­ seção ‘Seu­ espa­ço’, na­ qu­a­l o emprega­do terá a­ oportu­ni­da­de de compa­rti­lha­r interesses e a­ti­vi­da­des qu­e rea­li­za­ fora­ do a­mbi­ente de tra­ba­lho com colega­s de toda­s a­s u­ni­da­des da­ ArcelorMi­tta­l Inox Bra­si­l.

Casa nova

2

Benedito Ataíde (Pontaço), Bruno Perroni (ArcelorMittal Inox Brasil), Vicente Coelho (Pontaço), Rodrigo Damasceno (ArcelorMittal Inox Brasil) e Cleber de Assis (Pontaço) na inauguração da sede

A Pontaço está comemorando sua mais recente conquista. Em dezembro, a empresa mudou-se para sua nova sede, no bairro São Francisco, em Belo Horizonte: um local maior e com mais espaço para estocagem de produtos. A mudança veio coroar o crescimento das vendas além das expectativas, que tem atingido uma média de 25% ao ano.

A Pontaço é uma parceira antiga. Criada em 1996, por ex-empregados da ArcelorMittal Inox Brasil, inicialmente vendia barras de aços carbono ligados para ferramentas. Mas, já em 1998, o foco passou a ser a comercialização de chapas e bobinas em aço carbono. “Esses produtos têm um bom valor agregado e espaço para crescimento no mercado, ainda mais com o material qualificado e certificado da ArcelorMittal”, explica Vicente Coelho, um dos sócios. Os principais clientes da Pontaço estão concentrados na fabricação de equipamentos para o setor agrícola.

A nova sede indica o empenho da Pontaço em crescer: a empresa que abriu as portas em um espaço de 200 metros quadrados entra em 2010 ocupando três mil m² de área. “Estamos otimistas com relação ao futuro e pensando em novos projetos. Um deles é começar a desenvolver os serviços de corte e dobra das chapas aqui mesmo na empresa, para que os clientes possam receber o material já adequado”, afirma.

Benefício nota 10

3

Gustavo (à esq.) e Gabriel, filhos de Jessé, ficaram satisfeitos com o presente

O Kit de Material Escolar já se firmou como um dos principais benefícios da ArcelorMittal Inox Brasil. Para atender às necessidades dos estudantes, a Empresa vem promovendo melhorias como a adequação por faixa etária e o investimento na qualidade e quantidade de produtos. Em janeiro foram distribuídos 2.461 kits escolares para filhos de empregados com idades entre quatro e 18 anos. Para o forneiro Jessé Antônio Soares, receber grande parte da lista de materiais de seus dois filhos foi uma ajuda importante no início do ano. “Além de ter sido, de certa forma, uma ajuda financeira, a qualidade dos produtos é altíssima”, comenta.

Dentre tudo o que ganhou, o filho mais velho de Jessé, Gustavo Soares, de 13 anos, gostou mais dos cadernos. Quatro tipos de kits com materiais variados foram distribuídos de acordo com a faixa etária. “Veio tudo o que eu precisava, até uma mochila para levar para escola”, conta o mais novo, Gabriel Soares, que está na terceira série.

“O kit escolar integra o amplo pacote de benefícios oferecido pela empresa, que conta também com assistência médica, odontológica, farmacêutica, previdência privada, seguro de vida, cesta de Natal, creche e outros”, enumera Selma Martins, analista da gerência de Remuneração e Benefícios.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da ArcelorMittal Inox Brasil • Presidente: Paulo Magalhães Diretor de Transformação e Distribuição: Paulo Magalhães (Interino) • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Clênio Guimarães • Diretor Técnico: Frederic Midy • Conselho Editorial: Cláudia Iacopini, Guilherme Pimenta, Márcia Lessa Nunes, Marina de Lucca Siqueira, Salete Silva Figueiredo, Vanessa Freitas, Venilson Araujo, Jamile Duarte, Reginaldo Pinto Barbosa. • En­de­re­ço da Empresa: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andar, Belo Horizonte, MG • Ti­ra­gem: 10 mil exem­pla­res • Coordenação Editorial: Guilherme Pimenta e Marina de Lucca Siqueira • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Raquel Coutinho (MG 09635JP) e Marina Maria (MG 12022) • Editoração: AVI Design • Capa: Arquivo ArcelorMittal Stainless Europe • Re­vi­são: Guilherme Pimenta • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­cacaousina@arcelormittal.com.br, inox.fun­da­cao@arcelormittal.com.br, inox.marketinox@arcelormittal.com.br.

Compartilhar: