Revista Espaço

Cooperação para o conhecimento

Trabalho em sinergia com outras unidades do Grupo melhora atendimento e qualidade do produto

A palavra sinergia deriva do grego synergía: é formada por “syn”, que quer dizer “cooperação”, e érgon, significando trabalho. Essa é uma ótima definição para as ações desenvolvidas pela ArcelorMittal Inox Brasil em parceria com a ArcelorMittal Montevideo. Desde que a fábrica de tubos uruguaia foi incorporada ao Grupo, em dezembro de 2007, a Empresa vem buscando oportunidades para aprimorar a qualidade do material fornecido e auxiliar na melhoria do processo produtivo da unidade.

Esse movimento ganhou força em um workshop que reuniu profissionais das duas unidades em novembro. Alexandre Serrano, gerente da Metalurgia dos Aços Inoxidáveis, conta que o encontro melhorou muito o entendimento do negócio entre as partes. “Fizemos um alinhamento técnico entre as necessidades da unidade uruguaia e aquilo que podemos oferecer em termos de qualidade do produto”, explica. Além de estreitar o relacionamento, a troca de conhecimentos possibilitou melhorias tanto no aço fornecido pela ArcelorMittal Inox Brasil quanto no processo de fabricação dos tubos.

A distância entre o Brasil e a ArcelorMittal Buenos Aires, na Argentina, que comercializa produtos voltados principalmente para o segmento de construção civil, também ficou mais curta. Uma demanda observada no mercado argentino por um tipo específico de aço inox, com largura diferenciada, abriu mais uma oportunidade de sinergia. Coube à ArcelorMittal Buenos Aires adquirir um lote do material para testar o produto e sua aceitação no mercado. “Essa parceria foi mais importante ainda por ter vindo em momento de crise. O retorno com relação à qualidade do produto foi muito positivo”, diz Alexandre.

Compartilhar: