Revista Espaço

Vizinha do cliente

Proximidade geográfica com importantes clientes do setor automobilístico é vantagem competitiva da ArcelorMittal Sumaré

2

Wallace Ornellas, gerente da unidade de Sumaré, e Sérgio Bustamante

Posicionada no principal centro de consumo de tubos para aplicação em escapamentos, na região Leste do estado de São Paulo, a ArcelorMittal Sumaré concentrará toda a produção de tubos da Empresa destinada ao segmento automobilístico brasileiro. Os clientes situados em um raio de 150 quilômetros da unidade adquirem quase 80% dos tubos com costura em aço inoxidável e aluminizados para sistemas de exaustão de veículos automotores novos. Situada em Sumaré, a nova planta da ArcelorMittal Inox Brasil Tubos Automotivos utiliza a proximidade geográfica como vantagem competitiva para consolidar sua liderança no mercado nacional.

“Trata-se de um segmento muito exigente, cuja demanda oscila bastante. Além do fornecimento just in time(Processo capaz de responder instantaneamente à demanda, sem necessidade de estoque adicional na expectativa de demanda futura.), essa aproximação nos permitirá reduzir custos operacionais de logística, desenvolver parcerias e pensar o modelo de atuação em conjunto com os clientes”, observa Sérgio Bustamante, diretor da ArcelorMittal Inox Brasil Tubos Automotivos. A entrega just in time é especialmente vantajosa para os clientes, que podem reduzir estoques sem comprometer o ritmo de produção.

Devido a uma forte política pública de incentivo e às facilidades logísticas – sofisticada malha rodoviária, proximidade com Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e linha ferroviária –, Sumaré é um dos maiores polos industriais de São Paulo. Na região, estão instaladas as empresas Magneti Marelli, Emcon, Tenneco e Faurecia, importantes clientes da ArcelorMittal Inox Brasil Tubos Automotivos.


Capacidade

Instalada em uma área de 4,4 mil m2, a ArcelorMittal Sumaré conta com oito máquinas para cortes transversais de tubos, além de equipamentos para movimentação de material, como ponte rolante e empilhadeira. A planta industrial tem capacidade para processar 20 mil toneladas de tubos e aproximadamente 18 milhões de cortes por ano.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.