Revista Espaço

Um destino, vários caminhos

Resultados do Cosis e CCQ demonstram criatividade, garra e inteligência das equipes para a travessia do ano de 2009

Projetos de alto nível em disputas acirradas marcaram as premiações do Seminário Geral de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) 2009 e da 76ª edição do Cosis (Comissão Organizadora dos Simpósios Internos Semestrais), no último dia 3 de dezembro, na ArcelorMittal Timóteo. O presidente Paulo Magalhães comentou sua emoção ao perceber que os empregados aceitaram o desafio lançado no início do ano e deram valiosas contribuições para a travessia de 2009, referindo-se às dificuldades experimentadas pela economia mundial. Ele ressaltou que o grande prêmio para os circulistas é o crescimento profissional obtido.

“Em 2009, nossa ousadia foi desenvolver novos produtos e colocá-los no mercado com velocidade impressionante. Foi realizar as atividades de maneira diferente, mais produtiva e com menor custo. Foi tomar decisões corretas sem titubear, no momento certo. Foi, principalmente, fazer as coisas com simplicidade e foco no que era realmente importante”, resumiu o diretor de Produção, Clênio Guimarães, na abertura do Seminário de CCQ.

17

Representante oficial

Composto por nove empregados da gerência de Laminação de Aços Inoxidáveis, o grupo Rolinox foi o campeão geral de CCQ em 2009. Criada há 15 anos, a equipe participará da seleção para representar a ArcelorMittal Inox Brasil no Challenge 2010, competição mundial Grupo.

Adair Paulino do Couto, orientador do Rolinox, conta que o projeto Otimização da troca da cadeira do Laminador de Bobinas 3 foi composto por quatro ações que possibilitaram ganhos em ergonomia, segurança, tempo e produtividade. “Já estamos implantando o projeto no LB4 e avaliando as condições para implantação também no LB1”, afirma Adair.

Outro destaque de 2009 foi o CCQ Social, que mobilizou 53 circulistas em seis projetos para aplicação e transferência da metodologia de análise e solução de problemas para instituições beneficentes e escolas de Timóteo.

A ponto de bala

Ronaldo Claret, gerente do Centro de Pesquisa, e Alexandre Serrano, gerente da Metalurgia de Inoxidáveis, foram indicados, respectivamente,  para os cargos de presidente e vice-presidente do Cosis em 2010. “Pretendemos manter o novo formato do evento: mais simples, ágil e dinâmico”, adianta Ronaldo Claret, que o considera um dos mais importantes fóruns da ArcelorMittal Inox Brasil por vários aspectos. “Além de preservar o exercício de se produzir relatórios que registram a evolução tecnológica na Empresa, ele funciona como um treinamento para eventos externos, pois as pessoas têm a oportunidade de expor seus trabalhos para um público qualificado. Isso sem falar na parte motivacional. Há sempre muita expectativa em torno da realização do evento”.

18

Compartilhar: