fbpx

Revista Espaço

Um destino, vários caminhos

Resultados do Cosis e CCQ demonstram criatividade, garra e inteligência das equipes para a travessia do ano de 2009

Projetos de alto nível em disputas acirradas marcaram as premiações do Seminário Geral de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) 2009 e da 76ª edição do Cosis (Comissão Organizadora dos Simpósios Internos Semestrais), no último dia 3 de dezembro, na ArcelorMittal Timóteo. O presidente Paulo Magalhães comentou sua emoção ao perceber que os empregados aceitaram o desafio lançado no início do ano e deram valiosas contribuições para a travessia de 2009, referindo-se às dificuldades experimentadas pela economia mundial. Ele ressaltou que o grande prêmio para os circulistas é o crescimento profissional obtido.

“Em 2009, nossa ousadia foi desenvolver novos produtos e colocá-los no mercado com velocidade impressionante. Foi realizar as atividades de maneira diferente, mais produtiva e com menor custo. Foi tomar decisões corretas sem titubear, no momento certo. Foi, principalmente, fazer as coisas com simplicidade e foco no que era realmente importante”, resumiu o diretor de Produção, Clênio Guimarães, na abertura do Seminário de CCQ.

17

Representante oficial

Composto por nove empregados da gerência de Laminação de Aços Inoxidáveis, o grupo Rolinox foi o campeão geral de CCQ em 2009. Criada há 15 anos, a equipe participará da seleção para representar a ArcelorMittal Inox Brasil no Challenge 2010, competição mundial Grupo.

Adair Paulino do Couto, orientador do Rolinox, conta que o projeto Otimização da troca da cadeira do Laminador de Bobinas 3 foi composto por quatro ações que possibilitaram ganhos em ergonomia, segurança, tempo e produtividade. “Já estamos implantando o projeto no LB4 e avaliando as condições para implantação também no LB1”, afirma Adair.

Outro destaque de 2009 foi o CCQ Social, que mobilizou 53 circulistas em seis projetos para aplicação e transferência da metodologia de análise e solução de problemas para instituições beneficentes e escolas de Timóteo.

A ponto de bala

Ronaldo Claret, gerente do Centro de Pesquisa, e Alexandre Serrano, gerente da Metalurgia de Inoxidáveis, foram indicados, respectivamente,  para os cargos de presidente e vice-presidente do Cosis em 2010. “Pretendemos manter o novo formato do evento: mais simples, ágil e dinâmico”, adianta Ronaldo Claret, que o considera um dos mais importantes fóruns da ArcelorMittal Inox Brasil por vários aspectos. “Além de preservar o exercício de se produzir relatórios que registram a evolução tecnológica na Empresa, ele funciona como um treinamento para eventos externos, pois as pessoas têm a oportunidade de expor seus trabalhos para um público qualificado. Isso sem falar na parte motivacional. Há sempre muita expectativa em torno da realização do evento”.

18

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.