fbpx

Revista Espaço

Aplicação no futuro

FIA beneficia crianças e adolescentes em situação de risco

26

Cozinha experimental da Apae de Timóteo foi reformada com recursos do FIA

Desde 2004, a ArcelorMittal Inox Brasil destina 1% do seu Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e acompanha, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, a aplicação dos recursos nas instituições beneficiadas. Em 2008, parte desse valor foi empregada em diagnósticos elaborados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timóteo e Coronel Fabriciano. Os resultados, divulgados no segundo semestre de 2009, devem orientar políticas, programas e ações voltados para crianças e adolescentes em situação de risco.

Mapa para a ação

Entre outras prioridades, o diagnóstico de Timóteo apontou a necessidade de divulgar e ampliar a rede de proteção socioassistencial, a inclusão das crianças deficientes e moradoras da zona rural nos sistemas regulares de ensino e a oferta de atividades de cultura, lazer e esporte. “Era preciso conhecer a realidade da criança e do adolescente no município para deliberar sobre a política de atendimento a seus direitos”, afirma Edna da Penha Martins de Oliveira, presidente do CMDCA de Timóteo.


Destino certo

27

Vânia Lamas e Edmilson, diretora e presidente da Apae de Timóteo

Ao longo de 2009, 675 crianças e adolescentes de seis instituições foram beneficiados com recursos destinados pela Empresa em 2008. Edmilson Sperancini, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Timóteo, é testemunha de que o dinheiro chega a quem precisa.

A instituição recebeu R$ 39 mil para adequação no espaço físico onde são realizadas oficinas terapêuticas, pedagógicas e profissionalizantes. Cozinha experimental, sala de dança e arte e consultório odontológico foram alguns dos ambientes reformados. “Por meio dos projetos do FIA, é possível fazer uma canalização dos recursos para conquistar resultados mais efetivos”, avalia Edmilson.

O Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas pode construir o presente e transformar o amanhã de crianças e adolescentes. A ArcelorMittal Inox Brasil, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, promoveu uma campanha com o objetivo de ampliar a participação de empregados, que podem destinar até 6% de seu Imposto de Renda ao FIA.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.