Revista Espaço

Aplicação no futuro

FIA beneficia crianças e adolescentes em situação de risco

26

Cozinha experimental da Apae de Timóteo foi reformada com recursos do FIA

Desde 2004, a ArcelorMittal Inox Brasil destina 1% do seu Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e acompanha, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, a aplicação dos recursos nas instituições beneficiadas. Em 2008, parte desse valor foi empregada em diagnósticos elaborados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timóteo e Coronel Fabriciano. Os resultados, divulgados no segundo semestre de 2009, devem orientar políticas, programas e ações voltados para crianças e adolescentes em situação de risco.

Mapa para a ação

Entre outras prioridades, o diagnóstico de Timóteo apontou a necessidade de divulgar e ampliar a rede de proteção socioassistencial, a inclusão das crianças deficientes e moradoras da zona rural nos sistemas regulares de ensino e a oferta de atividades de cultura, lazer e esporte. “Era preciso conhecer a realidade da criança e do adolescente no município para deliberar sobre a política de atendimento a seus direitos”, afirma Edna da Penha Martins de Oliveira, presidente do CMDCA de Timóteo.


Destino certo

27

Vânia Lamas e Edmilson, diretora e presidente da Apae de Timóteo

Ao longo de 2009, 675 crianças e adolescentes de seis instituições foram beneficiados com recursos destinados pela Empresa em 2008. Edmilson Sperancini, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Timóteo, é testemunha de que o dinheiro chega a quem precisa.

A instituição recebeu R$ 39 mil para adequação no espaço físico onde são realizadas oficinas terapêuticas, pedagógicas e profissionalizantes. Cozinha experimental, sala de dança e arte e consultório odontológico foram alguns dos ambientes reformados. “Por meio dos projetos do FIA, é possível fazer uma canalização dos recursos para conquistar resultados mais efetivos”, avalia Edmilson.

O Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas pode construir o presente e transformar o amanhã de crianças e adolescentes. A ArcelorMittal Inox Brasil, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, promoveu uma campanha com o objetivo de ampliar a participação de empregados, que podem destinar até 6% de seu Imposto de Renda ao FIA.

Compartilhar: