Revista Espaço

Voluntários o ano inteiro

Sem deixar de aderir a ações pontuais de voluntariado, empresa aposta em iniciativas sociais permanentes

O projeto Construindo o Saber, de alfabetização de idosos, completa dez anos em 2009. Graças à dedicação dos 55 professores voluntários que já participaram da iniciativa, 482 pessoas da terceira idade aprenderam a ler, em um exemplo de ação que prima pela persistência. Esses números motivam a celebração de datas como o Dia Nacional do Voluntariado, em 28 de agosto, e o Dia Internacional do Voluntário, em 5 de dezembro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ArcelorMittal Inox Brasil adota o calendário da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e comemora o Dia V sempre no primeiro domingo do mês de dezembro.

Atualmente, seis grupos de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) da Empresa estão dedicados a trabalhos na área social em Timóteo. Três desenvolvem ações na Escola Estadual João Cotta Figueiredo Barcelos; um na Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks; um na Comunidade Terapêutica Bálsamo de Gileade (Cotebalgi), voltada para a recuperação de dependentes químicos; e um na creche Ser Criança.

Os voluntários utilizam a metodologia aprendida na Empresa – da identificação das prioridades até a solução dos problemas – e procuram transferir esse conhecimento aos profissionais das instituições. Também nesse caso, a continuidade é o que torna os trabalhos mais efetivos e os voluntários ainda mais especiais.

Caia nessa rede

18

Igor recebe a bola de Geraldo, em atividade da Mobilização Jovem

As ações pontuais não são menos importantes. Pelo contrário. Nessas ocasiões, muitas pessoas têm o primeiro contato com a prática do voluntariado e são ‘fisgadas’ pelo prazer de ajudar o próximo. É o caso do aprendiz de ofício Igor Cabral Castro, que participou da Mobilização Jovem promovida pela Empresa, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, no Dia Nacional do Voluntariado, em 28 de agosto. “Sempre participo de campanhas de arrecadação de dinheiro e brinquedos no final do ano, mas essa experiência foi nova para mim. Tive um contato mais próximo com as pessoas e percebi que, muitas vezes, um pouco de atenção vale mais do que qualquer outra coisa”, diz Igor.

Ao lado de outros 39 jovens filhos de empregados e aprendizes de ofício, Igor participou de uma tarde de lazer no Centro de Educação Ambiental – Oikós e no próprio asilo, com 40 idosos do Sodalício Tio Questor e outros 40 do projeto Construindo o Saber. Piquenique, brincadeiras, intervenções do grupo Doutores do Riso e outras atividades de integração animaram o evento. “Foi muito divertido. Parece que me sinto mais novo com o passar do tempo. Aprendi a ler no projeto Construindo o Saber e, agora, pretendo tirar minha carteira de motorista. Vivi sempre com muita luta e hoje quero me divertir”, conta Geraldo Januário da Silva.

Este ano, a ArcelorMittal Inox Brasil prepara uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário, em parceria com outras empresas e instituições, que serão realizadas ao longo dos meses de outubro e novembro. No Dia V, 6 de dezembro, o conjunto de iniciativas culmina em um evento que envolverá empregados e toda a comunidade. Participe!

Compartilhar: