Revista Espaço

Viva a arte!

Centro Cultural da Fundação ArcelorMittal Acesita comemora 15 anos, valorizando artistas regionais e democratizando o acesso à cultura

20

José Rosário ilustrou a influência da cultura africana sobre a brasileira

De 1º a 31 de outubro, a 10ª edição do Festival Arte Viva celebrou o aniversário de 15 anos do Centro Cultural da Fundação ArcelorMittal Acesita. Foram distribuídos dez mil ingressos gratuitos para 34 apresentações de teatro, dança, música e shows, além de intervenções, performances, oficinas, mostra, exposição e atividades do Salão do Livro de Belo Horizonte.

A exposição Olhar a África: ver o Brasil, do artista plástico José Rosário de Castro Souza, ilustrou a influência da cultura africana sobre a brasileira, com comentários do poeta José Maria Honorata, ambos moradores de Timóteo. José Rosário, que produziu obras especialmente para a ocasião, foi o primeiro artista a contar com uma exposição individual no Centro Cultural da Fundação ArcelorMittal Acesita, em maio de 1995. “O Vale do Aço é ainda carente de espaços como esse, onde temos a oportunidade de expor nossa arte. O Centro Cultural também cumpre o importante papel de integrar cultura e educação, despertando o interesse das crianças”, considera José Rosário.

21

Há 15 anos, Centro Cultural promove ações de democratização da arte

O lançamento da 4ª Coletânea Literária Vale em Poesia, da Associação dos Poetas Escritores do Município de Timóteo (Apent), e shows de Rubinho do Vale e Jair Rodrigues foram outros destaques da programação. No dia 31 de outubro, data do aniversário do Centro Cultural, uma apresentação dos três coros da Fundação fechou o Festival Arte Viva. Realizado pela ArcelorMittal Inox Brasil há dez anos, o evento entrou para o calendário cultural de Minas Gerais e incentiva projetos de artistas regionais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A mostra Educação Faz Arte reuniu cerca de 150 desenhos produzidos por alunos das escolas de Timóteo em homenagem aos 15 anos da Fundação, celebrados em 14 de junho.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.