Revista Espaço

Viva a arte!

Centro Cultural da Fundação ArcelorMittal Acesita comemora 15 anos, valorizando artistas regionais e democratizando o acesso à cultura

20

José Rosário ilustrou a influência da cultura africana sobre a brasileira

De 1º a 31 de outubro, a 10ª edição do Festival Arte Viva celebrou o aniversário de 15 anos do Centro Cultural da Fundação ArcelorMittal Acesita. Foram distribuídos dez mil ingressos gratuitos para 34 apresentações de teatro, dança, música e shows, além de intervenções, performances, oficinas, mostra, exposição e atividades do Salão do Livro de Belo Horizonte.

A exposição Olhar a África: ver o Brasil, do artista plástico José Rosário de Castro Souza, ilustrou a influência da cultura africana sobre a brasileira, com comentários do poeta José Maria Honorata, ambos moradores de Timóteo. José Rosário, que produziu obras especialmente para a ocasião, foi o primeiro artista a contar com uma exposição individual no Centro Cultural da Fundação ArcelorMittal Acesita, em maio de 1995. “O Vale do Aço é ainda carente de espaços como esse, onde temos a oportunidade de expor nossa arte. O Centro Cultural também cumpre o importante papel de integrar cultura e educação, despertando o interesse das crianças”, considera José Rosário.

21

Há 15 anos, Centro Cultural promove ações de democratização da arte

O lançamento da 4ª Coletânea Literária Vale em Poesia, da Associação dos Poetas Escritores do Município de Timóteo (Apent), e shows de Rubinho do Vale e Jair Rodrigues foram outros destaques da programação. No dia 31 de outubro, data do aniversário do Centro Cultural, uma apresentação dos três coros da Fundação fechou o Festival Arte Viva. Realizado pela ArcelorMittal Inox Brasil há dez anos, o evento entrou para o calendário cultural de Minas Gerais e incentiva projetos de artistas regionais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A mostra Educação Faz Arte reuniu cerca de 150 desenhos produzidos por alunos das escolas de Timóteo em homenagem aos 15 anos da Fundação, celebrados em 14 de junho.

Compartilhar: