Revista Espaço

KARA no mundo todo

Lançada mundialmente, marca identifica as vantagens das soluções em aços inoxidáveis ferríticos da ArcelorMittal

5Por que criar uma marca única para os aços inoxidáveis ferríticos da ArcelorMittal? A resposta é dada pelo Chief Executive Officer (CEO) do Segmento Inox, JeanYves Gilet: “No novo cenário mercadológico do inox, acreditamos firmemente que nossos aços ferríticos constituem soluções apropriadas aos desafios atuais e futuros dos nossos clientes. Estamos comprometidos em estabelecer os melhores padrões internacionais e queremos ser reconhecidos como referência no mercado”.

A marca KARA foi lançada em Paris, durante evento realizado na Torre Eiffel, ícone da capital francesa. A ArcelorMittal Stainless Europe e a ArcelorMittal Stainless International divulgaram a iniciativa em todo o mundo e as demais unidades do Segmento Inox estão adotando a marca para suas séries ferríticas.

“A marca KARA(O nome KARA é uma alusão ao carat – traduzido do inglês como quilate -, unidade de medida utilizada no negócio de gemas e jóias para avaliar a pureza do ouro ou a massa de uma pedra preciosa. )foi desenvolvida para agregar valor a nossos produtos por meio de uma identidade forte e diferenciada. Essa diferenciação pela marca também permitirá ressaltar vantagens competitivas de alguns de nossos produtos”, explica o diretor Comercial, Frederico Ayres Lima.

KARA é sinônimo de performance, precisão, inteligência e responsabilidade. Somados, esses atributos proporcionam preços estáveis, valor técnico com padrões de alta performance e valor agregado pelo suporte contínuo aos clientes. Por isso, a ArcelorMittal desenvolveu uma gama de soluções para atender a cada tipo de demanda. “KARA transforma séries ferríticas em uma marca, em valores compartilhados com nossos clientes e com o consumidor final. É uma garantia de qualidade duradoura. Sinaliza as múltiplas virtudes de nosso material e evoca o selo estampado no aço, evidências de nossa expertise e do nosso compromisso com a sustentabilidade”, argumenta Jean-Yves Gilet.

Um leque de opções

O inox é caracterizado por conter percentual mínimo de 10,5% de cromo e outros elementos de liga, a exemplo do níquel. É justamente a presença do níquel na composição da série austenítica que a diferencia da ferrítica, cujos produtos contêm pouco ou nenhum níquel.

A marca KARA identifica o aço ferrítico da ArcelorMittal, que associa às vantagens tradicionais do inox outras propriedades específicas, como resistência à corrosão sob tensão e à oxidação por alta temperatura, baixa expansão térmica e boa estampabilidade.

Diante da instabilidade do preço do níquel, que sofreu muitas variações nos últimos anos, os aços inoxidáveis ferríticos tornaramse alternativas atrativas e tecnicamente confiáveis para diversas aplicações (leia na página ao lado).


Um KARA para cada aplicação

Conheça as soluções ferríticas KARA

K41, K44 e K39MD

Aplicações K41: sistemas de exaustão automotivo (tubos e planos) e estampagem.

Aplicações K44: usinas de açúcar, caixas d’água, aquecedores residenciais de água, indústrias química e petroquímica.

Aplicações K39MD: usinas de açúcar, sistema de exaustão automotivo (tubos silenciosos), eletrodomésticos e estampagem geral.

K03, K09, K30 e K30M

Aplicações K03: transportes (carros ferroviários, vagões e ônibus); usinas de açúcar e álcool (coletores de bagaço e de caldo, laterais das mesas alimentadoras e intermediárias, piso, difusores, condutores de cana e shut-donelly); prédios, mobiliários urbanos, vigas para pontes e outras.

Aplicações K09: sistemas de exaustão de gases em motores de explosão e estampagem em geral, além de caixas de capacitores.

Aplicações K30: utensílios domésticos (baixelas, pias e talheres), balcões frigoríficos, eletrodomésticos e cunhagem de moedas.

Aplicações K30M: utensílios domésticos (baixelas, pias e talheres), cunhagem de moedas, balcões frigoríficos, estampagens geral e profunda.


Entenda a mudança

A linha de produtos que antes era conhecida como linha ferrítica ou série S400, a partir de agora, estampa a marca KARA. O prefixo S4 foi substituído por K nos nomes dos aços inoxidáveis ferríticos, como no exemplo abaixo:

3

O desenho da marca é resultado de uma brincadeira com os traços do número quatro, que se transformam na letra K, como demosntra o esquema ao lado.4

Compartilhar: